Questões Militares Para engenharia

Foram encontradas 1.069 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3433264 Engenharia Aeronáutica
O IBGE publicou em 2017 as “Especificações e Normas para Levantamentos Geodésicos associados ao Sistema Geodésico Brasileiro”, e entre seus documentos apresenta as fontes de erros e efeitos que incidem num posicionamento GNSS e as recomendações de como reduzí-los na determinação de coordenadas, seja no momento do levantamento ou no processamento e ajustamento dos dados.
Relacione as Fontes aos respectivos Erro/efeitos e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta desta associação. 
Fontes                                     Erros/efeitos
(1) Satélites                              ( ) Refração ionósferica. (2) Propagação do sinal           ( ) Influência magnética. (3) Receptor/antena                 ( ) Atraso instrumental de interfrequência. (4) Local                                   ( ) Centragem da antena. (5) Humana                              ( ) Relógio.
Alternativas
Q3433255 Engenharia de Agrimensura
As coordenadas geodésicas de um ponto são definidas pela sua latitude, longitude e altitude geométrica, considerando um elipsoide de referência, com seus respectivos quadrantes. Estas mesmas coordenadas podem também se valer de um sistema cartesiano geocêntrico, com as suas respectivas coordenadas X, Y e Z, para um mesmo ponto de estudo, conforme figura abaixo.

q_51.png (512×327) Fonte: Adaptado de Google Earth (2024).
Um ponto de coordenadas X = + 4.211.192m; Y = + 742.547m; Z = + 4.717.363m, com referência ao SIRGAS 2000, está localizado na 
Alternativas
Q3433243 Engenharia Aeronáutica
As figuras 1 e 2 abaixo apresentam respectivamente:
- a Ondulação Geoidal em falsa-cor, com relevo sombreado e exagero vertical, segundo o International Centre for Global Earth Models (ICGEM – 2019);
- a página do sítio da internet do IBGE (2024), que apresenta o modelo para conversão de altitudes geométricas em altitudes físicas, especificamente o “hgeoHNOR2020”. 

q_39.png (677×267) Fontes: International Centre for Global Earth Models (ICGEM), 2019 e IBGE (2024), adaptado.

Sobre o modelo “hgeoHNOR2020” fornecido pelo IBGE, pode-se afirmar que: 
Alternativas
Q3433242 Engenharia Aeronáutica
De forma a identificar um pequeno “abatimento” do pavimento de um trecho numa pista de um aeroporto, executou-se um nivelamento geométrico composto, obtendo-se a seguinte caderneta calculada com as estacas e cotas do terreno a seguir:

q_38.png (528×324) Fonte: Banca Examinadora, 2026.

Considere que a inclinação da estaca 0 + 0,00m até a estaca 16 + 0,00m é constante e igual a + 2,00%; e que nas extremidades desta diretriz, as cotas do terreno são iguais às cotas do greide (extremidades estão isentas de “abatimentos”). Com base nos dados acima e caderneta de nivelamento, as estacas identificadas com alguns “abatimentos” são as
Alternativas
Q3433241 Engenharia Aeronáutica
No estudo de projeções cartográficas, tem–se o conceito da “esfera–modelo”, que é uma esfera imaginária “desenhada” na escala da projeção, e que serve como modelo para construção auxiliar e obtenção das coordenadas de algumas projeções cartográficas. Considere que o raio desta “esfera-modelo” dependa diretamente da escala de trabalho (E), e pode ser calculado pelas fórmulas abaixo:

Imagem associada para resolução da questão



Observa-se na primeira equação acima, duas variáveis “N” e “M”. Estas variáveis representam, respectivamente: 
Alternativas
Q3433238 Engenharia Aeronáutica
Segundo a ICA 96-1/2021, uma Carta de Navegação Aérea Visual (CNAV) deve ter as seguintes características quanto à: Escala; Sistema de Projeção; Sistemas de Referência Horizontal e Vertical; e Equidistância Vertical (EV) entre as curvas de nível. Dentre as suas especificidades, tal carta possui as seguintes propriedades:
Alternativas
Q3433236 Engenharia Aeronáutica
Na Carta Aeronáutica Mundial (WAC 1:1 000 000), geralmente vem indicada em sua margem, uma escala de conversão de metros para pés e vice-versa.
A altitude média de voo de uma aeronave varia de acordo com o tipo de avião e a sua capacidade de voo. Considere um turboélice monomotor, que em média possui uma altitude de voo de 8.000 pés, e se depara com um obstáculo rochoso de 1.000 metros, ao sobrevoar uma região próxima ao nível do mar.
Considerando os dados acima o desnível entre essa aeronave sobrevoando na altitude média informada e o topo desse obstáculo, em metros, é de aproximadamente 
Alternativas
Q3433235 Engenharia Aeronáutica
A ICA 96-1/2021 disciplina os requisitos e os processos para padronizar a apresentação das cartas aeronáuticas produzidas no Brasil. Sobre as Cartas de Navegação Aérea Visual (CNAV), estas proporcionam aos pilotos informações que satisfazem as necessidades da navegação apoiadas por referência visual de baixa velocidade, curtas ou médias distâncias e baixas ou médias altitudes.
Com relação à escala gráfica, a ser indicada na margem destas cartas, estas devem estar apresentadas na seguinte ordem:
Alternativas
Q3406862 Engenharia Hidráulica
O correto emprego dos componentes hidráulicos nas operações de combate influencia diretamente a segurança da guarnição e a eficácia da extinção do incêndio. Com base nas características construtivas e funcionais desses equipamentos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) O mangotinho possui menor calibre, menor vazão e limita o combate a curtas distâncias, mas é vantajoso por estar pré-conectado e pronto para uso imediato.
(__) O esguicho tronco cônico, embora produza jato oco, permite controle de vazão e de angulação, sendo ideal para combate em ambientes confinados.
(__) Os mangotes são reforçados com arame de aço helicoidal e suportam sucção sem colapsar, sendo utilizados para abastecimento de viaturas.
(__) O esguicho lançador de espuma depende da mistura de água com líquido gerador de espuma, realizada no próprio corpo do esguicho, sem uso de acessórios adicionais.

A sequência está correta em:
Alternativas
Q3325571 Engenharia Hidráulica
Um fluido incompressível e não viscoso escoa em regime permanente, da esquerda para a direita, através da tubulação representada na imagem.

Q35.png (206×92)

O diâmetro do tubo na porção esquerda vale 6 cm, a velocidade do fluido nesse trecho é de 3 m/s, e sua pressão manométrica vale 1 × 105 Pa. Em seguida, o tubo se estreita para um diâmetro de 2 cm e sobe até uma altura 2 m acima da altura inicial. Sabendo que a densidade do fluido é ρ = 1000 kg/m3 e que g = 10 m/s2, a pressão manométrica na parte superior do tubo vale: 
Alternativas
Q3372024 Engenharia de Transportes e Trânsito
Sobre os portos, hidrovias e ferrovias brasileiras, é correto afirmar que:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: Exército Órgão: EsSA Prova: Exército - 2024 - EsSA - Sargento - Geral |
Q3347581 Engenharia de Transportes e Trânsito
Sobre os portos, hidrovias e ferrovias brasileiras, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2132073 Engenharia Naval
O Marinheiro Prates, recém embarcado na Fragata "Greenhalgh" encontrava-se de serviço, no quarto de 12h às 16h e 00h às 04h. O Oficial de Quarto, Tenente Marins, exatamente às 2h, determinou que o Marinheiro Prates tocasse o sino de forma correspondente ao horário. Atendendo às tradições navais, qual atitude deverá ser tomada pelo Marinheiro?
Alternativas
Q2131057 Engenharia de Agrimensura
Em relação à fotogrametria, marque V para verdadeiro ou F para falso; em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Nas câmaras fotogramétricas, o plano focal é onde se forma a imagem. ( ) Marcas fiduciais definem um sistema radial de coordenadas da imagem. ( ) Quanto maior o f-stop, mais luz chega ao sensor, e menor o tempo de exposição. ( ) Paralaxe estereoscópica é o deslocamento real da posição de um ponto ou sistema causado pela mudança do ponto de observação. 
Alternativas
Q1305588 Engenharia Naval
Nos navios existem alguns conveses com nomes especiais. O convés parcial, acima do convés principal na proa, é chamado convés:
Alternativas
Q1305122 Engenharia Naval
Na segunda metade do Século XIX, o Brasil procurava compensar seu atraso tecnológico tanto adquirindo navios no exterior como construindo no Brasil. Qual foi o primeiro navio a hélice construído no país em 1854?
Alternativas
Q1298894 Engenharia Naval
A bandeira, na popa, identifica a nacionalidade do navio, país que sobre ele tem soberania. Entretanto, há uma bandeira na proa, chamada "Jeque”( do inglês JACK), que identifica, dentro de cada nação soberana, quem tem responsabilidade sobre o navio. Na nossa Marinha, o jeque, também conhecido como “a bandeira do cruzeiro”, é composto por quantas estrelas?
Alternativas
Q1298891 Engenharia Naval
Em relação aos Estilos de Liderança descritos no EMA - 137 - Doutrina de Liderança da Marinha, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1298833 Engenharia Naval
De acordo com as tradições navais vigentes na Marinha do Brasil, os navios são divididos por classes. Qual é considerado navio de 2a Classe?
Alternativas
Q1298832 Engenharia Naval
Os tipos de persuasão naval, específicos do emprego do Poder Naval em tempo de paz, são classificados quanto aos modos em que os efeitos políticos se manifestam. Assim qual o tipo de persuasão pode ser positiva ou compelente, quando uma ação já iniciada é forçada a uma determinada linha de ação, modificando-a (negativa ou deterrente) quando inibe uma determinada atitude, impedindo-a de ser tomada?
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: C
5: D
6: D
7: C
8: C
9: B
10: D
11: A
12: X
13: C
14: A
15: D
16: A
17: D
18: B
19: B
20: D