O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões Militares

Aumente suas chances de ser aprovado no cargo dos sonhos com os cursos que preparamos para você.

Compre agora

Foram encontradas 60 questões

Q719469 História

É de grande importância possibilitar que os alunos percebam a historicidade de questões atuais e de grande repercussão na mídia. O estudante tem acesso aos meios de comunicação e, muitas vezes, apreende apenas as informações veiculadas sem análise crítica. Ao se ensinar, por exemplo, o que é reforma agrária e Movimento dos Sem-Terra (MST), o estudante poderá aprender a analisar criticamente contextualizando as tensões e reivindicações sociais no Brasil. Sobre o ensino das reivindicações sociais: lutas pela ampliação da cidadania no Brasil sob a óptica das orientações do Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Os alunos, provavelmente, já ouviram falar em MST e em reforma agrária. É importante – para problematizar questões sociais e criar situações para a formação de opiniões e o exercício de uma cidadania participativa – possibilitar o levantamento de conhecimentos prévios. O professor deve se assegurar de que os alunos saibam, por exemplo, que a palavra agrária refere-se a assuntos relativos à terra, pois sem essa compreensão eles não conseguirão entender o significado desses movimentos.

II. No nosso país, a reforma agrária é uma política recente, comparada ao processo de formação do latifúndio e da luta pela terra. A luta pela reforma agrária ganhou força com o advento das organizações políticas camponesas, principalmente, desde a década de 1950, com o crescimento das Ligas Camponesas. Todavia, a luta pela terra é uma política que nasceu com o latifúndio.

III. A Constituição Federal estabelece que imóveis rurais classificados como produtivos não serão desapropriados. São classificadas como produtivas propriedades cuja utilização com agricultura, pecuária ou extrativismo florestal seja igual ou superior a 80% da superfície agrícola útil. A esse critério se adiciona a exigência de que o imóvel deve obter produtividade igual ou superior à média da região. Também são imunes à desapropriação propriedades cuja área seja igual ou inferior a 15 vezes o módulo fiscal fixado para cada município (medida que varia entre 2 e 90 hectares nas diversas regiões do país).

Estão corretas as afirmativas:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q719468 História
É importante que o aluno aprenda sobre acontecimentos recentes da história do Brasil, pois, assim, ele poderá compreender melhor a política atual. Sobre o ensino do Neoliberalismo e tensões sociais no Brasil, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q719467 História

No ensino da abertura política e reorganização da sociedade brasileira, orientado pelo Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, uma das habilidades requerida é analisar as mudanças no contexto econômico brasileiro durante a ditadura: internacionalização da economia, industrialização, urbanização dependência econômica e consumismo. Segundo as recomendações do Centro de Referência Virtual, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. É importante apresentar os debates e os problemas com os quais os homens da época lidaram, especialmente os relacionados ao restabelecimento das liberdades civis – liberdade de expressão, de mobilização popular, de imprensa, de reunião, de produção e difusão artístico-cultural e políticas.

II. É importante que se tenha domínio sobre alguns temas pertinentes à história do Brasil recente como as repressões políticas durante os anos de governo militares e os movimentos de resistência às restrições da cidadania.

III. Dentre os itens de maior destaque é possível listar: o fim do milagre econômico dos anos de 1970, a falência da propaganda ufanista da ditadura militar e a resistência da extrema direita militar que pretendia prolongar o regime militar; a reorganização da sociedade civil – o novo sindicalismo e a criação das Centrais Sindicais, a aprovação da lei de Anistia Política (1979).

Estão corretas as afirmativas:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q719466 História
Os anos de 1945 a 1964 marcaram a história brasileira por ser um período de grande abertura ao capital estrangeiro. Sobre o ensino do tópico avanços do capital estrangeiro e crise do populismo, orientado pelo Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q719465 História
Sobre o novo contexto internacional: fim da Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria, é preciso desenvolver nos alunos a habilidade de contextualizar a Guerra Fria e a divisão do mundo em áreas de influência dos EUA e da URSS. O Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais orienta sobre o ensino desse tópico. Com base nas orientações, assinale a alternativa correta.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: D
5: B