O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance de garantir sua Assinatura ilimitada com preço especial de lançamento. Aproveite! EU QUERO!

Questões de Concursos

Q722726 Teologia

É preciso compreender a dimensão política da problemática epistemológica e perceber o valor teórico, social e pedagógico do estudo da religiosidade para a formação do educando. O Ensino religioso, como disciplina integrante do sistema educacional na sua globalidade, é o processo de educação da dimensão religiosa do ser humano que, na busca da razão de existir, “[...] realiza a experiência do religioso, num movimento de relação profunda consigo mesmo, com o mundo cósmico, com o outro, seu semelhante, e com o Transcendente.” (FIGUEIREDO, 1995, p. 110). Contribuindo nessa temática e pautando-a, P a u l Tillich traz uma concepção importante sobre o Ensino Religioso, quando trata de religiosidade como algo intrínseco ao ser humano, enquanto uma dimensão de profundidade de todas as dimensões humanas. Para Tillich a religião não é a instituição na qual se realiza o contato entre Deus e o homem, mas ser religioso significa estar apaixonado pela pesquisa do sentido da vida e estar aberto a qualquer resposta que possa surgir. E, essa concepção de religiosidade de Tillich nos aponta perspectivas de diálogo interreligioso, ao pensar nas fronteiras que instituem o diálogo crítico como forma de ampliar a compreensão dos fenômenos. Analise as afirmativas a seguir:

I. “A vida sob a dimensão do espírito se expressa numa função que é definida pela autotranscedência da vida, isto é, religião.”

II. “A religião, enquanto autotranscedência da vida no reino do espírito, é a busca por uma resposta pelo sentido da vida.”

III. “A realização da busca da vida sem ambiguidade transcende qualquer forma ou símbolo religioso no qual possa se expressar.”

As afirmações que espelham o pensamento de Paul Tillich são:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!