Em recém-nascido filho de mãe com tuberculose pulmonar com p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: ISAE Órgão: PM-AM
Q1208363 Medicina
Em recém-nascido filho de mãe com tuberculose pulmonar com pesquisa de BAAR positiva no escarro, a conduta mais adequada é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda a conduta frente ao recém-nascido (RN) filho de mãe com tuberculose pulmonar bacilífera, tema frequente em concursos de Pediatria, pois envolve prevenção de doença em grupo de risco elevado.

Justificativa da alternativa correta (B - Iniciar quimioprofilaxia):

De acordo com o Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil, o RN exposto à mãe com tuberculose bacilífera (BAAR positivo) deve iniciar quimioprofilaxia primária com isoniazida (H) ou rifampicina (R). A finalidade é prevenir o desenvolvimento da tuberculose, visto que o sistema imunológico do neonato é imaturo, aumentando o risco de evolução rápida e disseminada.

Após 3 meses de quimioprofilaxia, realiza-se a prova tuberculínica (PT). Se PT ≥5mm, manter o tratamento; se PT <5mm, suspender o tratamento e vacinar com BCG. Segundo o protocolo, “Recém-nascido coabitante de caso índice bacilífero: Iniciar quimioprofilaxia primária. 3 meses depois, fazer PT. Se PT ≥5mm, manter o tratamento por mais três meses [...] Se PT <5mm, suspender o tratamento e vacinar com BCG.”

Análise das alternativas incorretas:

A) “Tratar com o novo esquema” — O RN não apresenta sinais ou sintomas da doença, portanto não se justifica iniciar esquema de tratamento para tuberculose ativa, apenas a prevenção (quimioprofilaxia).

C) “Fazer radiografia do tórax” — Exame de imagem só está indicado se houver clínica sugestiva ou exame físico alterado. Não é rotina para todos os RNs expostos.

D) “Realizar tomografia de alta resolução do tórax” — Não se aplica ao rastreamento inicial, pois é exame de alta complexidade, de indicação restrita a casos de suspeita de doença pulmonar ativa e após avaliação inicial.

Dicas de prova: Atente para os termos “conduta mais adequada” e o conceito de exposição sem sintomas. Evite iniciar tratamento de doença ativa ou pedir exames complexos sem indicação clínica.

Resumindo: A conduta correta é iniciar quimioprofilaxia (alternativa B), conforme protocolos nacionais e internacionais, protegendo o RN do risco aumentado de adoecimento.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo