Pode-se afirmar que, na profilaxia da tuberculose em pacien...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q719833 Medicina
Pode-se afirmar que, na profilaxia da tuberculose em pacientes que precisam usar terapia Anti TNF,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Profilaxia da tuberculose em pacientes com indicação para terapia Anti-TNF.

O uso de drogas anti-TNF requer avaliação rigorosa para infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB). Isso porque esses agentes aumentam muito o risco de reativação da tuberculose. Assim, todo paciente que irá utilizar anti-TNF (inclusive com espondilite anquilosante) deve realizar obrigatoriamente PPD e radiografia de tórax antes de iniciar o imunobiológico.

Segundo o Protocolo de Vigilância da ILTB do Ministério da Saúde:

"O rastreamento deve ser realizado por meio dos testes da PT (PPD) ou do IGRA, e sempre deve se iniciar pela exclusão da TB ativa (pulmonar/laríngea ou extrapulmonar)."

A Nota Informativa nº 15/2024/MS destaca:
"Pessoas que farão uso ou estão em uso de imunobiológicos e/ou imunossupressores... com registro documental de ter tido PT ≥ 5mm ou IGRA positivo...", sinalizando a necessidade de investigação e conduta prévia.

Justificativa da alternativa correta (D):
O rastreio universal com PPD e RX de tórax antes da terapia anti-TNF deve ser realizado para todos os pacientes potenciais, incluindo portadores de espondilite anquilosante. Essa conduta visa prevenir complicações graves, como tuberculose ativa em imunossuprimidos, e segue a padronização em protocolos nacionais e internacionais.

Análise das alternativas incorretas:

A) Incorreta: PPD ≥ 5 mm não contraindica o uso do anti-TNF, mas indica a necessidade de tratar ILTB antes de iniciar.

B) Incorreta: O RX de tórax deve ser solicitado para todos os pacientes com indicação de anti-TNF, independentemente do valor do PPD.

C) Incorreta: A indicação de isoniazida é para PPD ≥ 5 mm em pacientes imunossuprimidos, não ≥ 10 mm. Além disso, nem todos com PPD elevado recebem isoniazida, pois depende de avaliação clínica e radiológica.

Estratégia para prova: Atenção ao uso de termos absolutos e a conceitos normatizados por protocolos! Sempre questione se os critérios apresentados são universais e confirmados por diretrizes oficiais.

Referências principais: Protocolo de Vigilância da ILTB/MS; Nota Informativa nº 15/2024/MS; Harrison’s Principles of Internal Medicine – 21ª ed.; UpToDate.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa D é a correta porque, antes de iniciar a terapia Anti TNF, é necessário avaliar o risco de infecção por tuberculose, que pode ser uma complicação dessa terapia. Portanto, é necessário solicitar tanto o teste do PPD quanto o RX de tórax para avaliar a presença ou ausência de tuberculose latente ou ativa. É importante destacar que os pacientes portadores de espondilite anquilosante, assim como outros pacientes com doenças autoimunes, estão em maior risco de infecção por tuberculose, o que torna a avaliação prévia ainda mais importante nesses casos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo