Paciente com história de lúpus eritematoso sistêmico aprese...
A conduta inicial correta é prescrever
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Embolia pulmonar em paciente com lúpus eritematoso sistêmico (LES) e síndrome antifosfolipídica (SAF).
Explicação didática:
A paciente apresenta quadro clínico e exames compatíveis com SAF secundária ao LES: antecedentes autoimunes, presença de trombose arterial/venosa e anticorpos antifosfolípides positivos. A embolia pulmonar é manifestação grave nesses casos.
A conduta inicial é anticoagulação eficaz e segura, reduzindo o risco de tromboses recorrentes.
Justificativa da alternativa correta (E):
A enoxaparina (heparina de baixo peso molecular) é considerada padrão-ouro para tratamento inicial de trombose na SAF, segundo o “Projeto Diretrizes: Síndrome do Anticorpo Antifosfolipídeo” da AMB: “O uso de heparina de baixo peso molecular SC […] durante a gestação e no pós-parto reduz a ocorrência de trombose.” (seção Tratamento)
Análise das alternativas incorretas:
A) Ativador do plasminogênio tecidual recombinante e anticoagulante: Só indicado se a paciente estivesse instável (choque, hipotensão), quadro não relatado. Trombolíticos são reservados para situações de alto risco.
B) Rivaroxabana: Apesar de eficácia em tromboembolismo, estudos demonstram pior performance e risco aumentado de recorrência trombótica na SAF—não recomendado em diretrizes para SAF.
C) Warfarina sódica: Anticoagulante oral clássico, não é utilizada na fase inicial, pois leva dias para atingir anticoagulação efetiva.
D) AAS e heparina não fracionada: AAS isolado não é suficiente para tratar evento agudo. Heparina não fracionada pode ser opção, mas a preferência, segundo “Projeto Diretrizes”, é por HBPM (ex: enoxaparina), dado melhor perfil de segurança, menor risco de HIT e administração subcutânea.
Estratégia de prova: Em pacientes com SAF e trombose aguda, busque sempre a anticoagulação eficaz e precoce, priorizando HBPM.
Referência: Projeto Diretrizes: Síndrome do Anticorpo Antifosfolipídeo – AMB/Febrasgo.
Obra de referência: Harrison’s Principles of Internal Medicine, 20ª ed., capítulo 356.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo