Embora o ensino superior tenha sido criado durante a
permanência da família real portuguesa no Brasil, a
primeira organização desse ensino em universidade, por
determinação do Governo Federal, só apareceu em 1920
agregando três escolas superiores existentes no Rio de
Janeiro. São elas as Faculdades de