Com o objetivo prioritário de garantir o acesso de toda a po...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D
O tema central desta questão é o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica, instituído pela Portaria Interministerial nº 2.087, de 2011. Este programa busca garantir o acesso universal à saúde de qualidade, especialmente em regiões de difícil acesso ou de maior vulnerabilidade.
Relevância: Entender o papel das políticas de interiorização de profissionais da saúde é fundamental para compreender como o Sistema Único de Saúde (SUS) busca atender as populações mais carentes. A atenção básica é a porta de entrada para o SUS, sendo o setor responsável por atender a maioria das necessidades de saúde da população.
Justificativa para a Alternativa Correta:
A alternativa D afirma que o objetivo do programa é a interiorização de profissionais de saúde (médicos, dentistas e enfermeiros) para trabalhar em serviços de atenção básica e na Estratégia Saúde da Família em áreas de difícil acesso ou com populações vulneráveis. Isto está diretamente alinhado com o objetivo da Portaria, que é justamente suprir a carência de profissionais nessas regiões, garantindo assim o acesso à saúde de qualidade para toda a população.
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa A: Esta alternativa menciona o aumento do número de profissionais em “todos os municípios brasileiros”. No entanto, o foco do programa é nas áreas de difícil acesso e não em uma cobertura nacional indiscriminada. Por isso, ela não reflete com precisão o objetivo específico do programa.
Alternativa B: A proposta de aumentar o número de médicos através da melhoria de remuneração e qualificação não é o critério principal da Portaria. O enfoque está na alocação desses profissionais em áreas específicas, não apenas na remuneração ou qualificação.
Alternativa C: Esta alternativa fala sobre agentes comunitários de saúde, mas o programa em questão foca na interiorização de médicos, dentistas e enfermeiros, e não exclusivamente nos agentes comunitários. Além disso, a ênfase é na alocação em áreas de difícil acesso, o que não é mencionado aqui.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo