O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Descontos de 3º lote só até 20/01. Não perca a novidade da parceria com o Direção Concursos. EU QUERO!

Questões de Concursos

Ano: 2019 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2019 - PM-MG - 2º Tenente - Psicologia |
Q966648 Psicologia

Conforme José Carlos Zanelli, os administradores e os dirigentes organizacionais buscam funcionários motivados com o seu trabalho, com a sua equipe e acima de tudo com a organização a que pertencem. A ideia é que funcionários motivados apresentem bons desempenhos e garantam ganhos de produtividade. Diversos aspectos inter-relacionados envolvem o conceito de motivação organizacional, o que repercute na construção de diversas teorias desse processo psicológico. Com relação as teorias da motivação explicadas a partir das necessidades humanas, analise as assertivas abaixo:


I - A Teoria das necessidades de Maslow (1943) se baseia na premissa de que as necessidades humanas têm origem biológica e estão dispostas em uma hierarquia, cuja motivação da conduta humana obedeceria a um sentido progressivo, que deixa implícito que o homem tem uma propensão para o autodesenvolvimento e o crescimento pessoal. Para que esse desenvolvimento possa ter livre curso ascendente, é preciso que as necessidades inferiores (necessidades fisiológicas e de segurança) sejam em parte satisfeitas e as necessidades superiores (necessidades sociais, de estima e as de autorealização) apresentem-se como motivadoras da conduta humana.

II - A Teoria das necessidades de McClelland (1953) embora, como Maslow, trate as necessidades como de origem biológica, não as considera pela perspectiva da hierarquia. Afirma que há três tipos de necessidades: poder, afiliação e realização; que se inter-relacionam e se apresentam em níveis variados de intensidades nas pessoas, conforme seus perfis psicológicos e os processos de socialização aos quais estiveram submetidas.

III - A prática gerencial apoiada na Teoria X de McGregor (1960) baseou-se nos estudos da motivação desenvolvidos por Maslow, que ressaltam o quanto a motivação seria decorrente da emergência de necessidades humanas dispostas hierarquicamente.

IV - A Teoria das necessidades de Alderfer (1969) redefiniu as cinco necessidades hierarquizada de Maslow em três grupos: Existência, Relacionamento e Crescimento; e, afirmou que a motivação da conduta humana não obedeceria a um sentido apenas progressivo, mas também regressivo.


Estão CORRETAS as assertivas:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!