O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance de garantir sua Assinatura ilimitada com preço especial de lançamento. Aproveite! EU QUERO!

Questões de Concursos

Q936167 Português

Leia, com atenção, o texto seguinte, que faz uma referência a João Gilberto, um cantor, violonista e compositor brasileiro tido como o pioneiro criador da Bossa Nova, considerado um gênio e uma lenda viva da música popular brasileira.


Joãogilbertocracia


Nasceu o terceiro filho do príncipe William e de Catherine Middleton. Importantíssima essa notícia. Estava em todo canto.

A família real inglesa tem uma coisa mágica qualquer que faz com que seja adotada pelo mundo todo, já notou? Não consigo entender a fascinação que a família real inglesa exerce sobre aqueles que não são seus súditos. [...]

Enquanto escrevo, fico sabendo que mais um de nossos irmãos plebeus está sendo cruelmente sacrificado. Em praça pública. João Gilberto. Com mais de 80 anos, sinais de Alzheimer e dificuldades financeiras, João perdeu mais uma apelação na Corte de nossa Beneficiocracia. Não conheço os detalhes do processo. Mas importam?

Uma lenda viva que ironicamente mudou a história (justamente) da música não tem direito às concessões tão comuns para os nobres que não produzem patavina.

Não tem direito a foro privilegiado nem a benesses do Estado.

É isso que dá não ser amigo dos reis.

Isto É, n. 2523, 2/5/2018, p. 66. Adaptado.


A frase que resume o ponto de vista crítico/irônico/analógico projetado pelo autor no texto, o jornalista e escritor Mentor Neto, articulista da revista Isto É, acerca da situação desconcertante vivida por um dos ícones da música popular brasileira é

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!