O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance de garantir sua Assinatura ilimitada com preço especial de lançamento. Aproveite! EU QUERO!

Questões de Concursos

Q936165 Português

Leia o texto a seguir, sobre Ingedore Koch, linguista brasileira de origem alemã e professora titular da Universidade Estadual de Campinas, que faleceu em 15 de maio de 2018, aos 85 anos.


Ingedore Grunfeld Villaça Koch


Formada em Direito e em Letras, Ingedore G. Villaça Koch, nascida em Eisenbach, Alemanha, em 1933, é mestre e doutora em Língua Portuguesa pela PUC/SP, livre-docente (1990) e titular (1999) em Análise do Discurso pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), onde implementou a área de Linguística Textual. É professora-titular (aposentada) do Departamento de Linguística do IEL-Unicamp. Entre suas várias obras, contam-se: “Desvendando os segredos do texto”, “Intertextualidade” (em co-autoria), ambos pela Cortez Editora; “A coesão textual”, “A coerência textual”, “O texto e a construção dos sentidos”, “Ler e Compreender” (em co-autoria), “Ler e Escrever” (em co-autoria), todos pela Editora Contexto. É co-autora de uma Gramática da Língua Portuguesa pela Editora Almedina, de Coimbra, Portugal. Tem inúmeros trabalhos publicados em revistas e coletâneas de livros, no país e no exterior. Lecionou na graduação e na pósgraduação na área de Letras e Comunicações, atuando também como orientadora de pós-graduação. Em seus projetos, além de questões específicas do campo dos estudos textuais e sociocognitivos, tem enfatizado discussões acerca da leitura e da produção de textos.

Disponível em:<https://www.escavador.com/sobre/6446851/ingedore-grunfeld-villaca-koch> . Acesso em: 23 mai. 2018. Adaptado.


A principal finalidade do texto, que trata da fortuna crítica de Ingedore Koch, é, fundamentalmente,

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!