🎯 Saiba o que estudar

Avançado com Treinador a partir de R$ 0,76/dia

Os conselhos são organizados com intenção de estabelecer um...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q656390 Pedagogia

Os conselhos são organizados com intenção de estabelecer um canal de participação e de interferência na gestão de políticas públicas e constituem espaços favoráveis à expressão do debate, à construção de consensos e à cooperação mútua entre Estado e a sociedade. Os conselhos representativos das pessoas com deficiência, nas esferas federal, estadual e municipal, colaboram com o trabalho desenvolvido nas escolas, no que diz respeito às possibilidades de articulação com movimentos sociais, reivindicatórios e de concretização de direitos básicos dos educadores e dos educandos. O conhecimento e a divulgação da estrutura de funcionamento desses conselhos poderão estimular a participação de pais, professores e da comunidade em geral nas diversas instâncias de tomada de decisão dentro e fora da escola. Algumas atribuições dos conselhos são:

I. Definir diretrizes e prioridades da política estadual dos direitos da pessoa portadora de deficiência.

II. Prestar assessoria ao governo do Estado, emitindo pareceres, acompanhando a elaboração, a fiscalização e a execução de programas voltados para a pessoa portadora de deficiência, objetivando a defesa de suas necessidades e de seus direitos.

III. Destinar os recursos públicos para escolha de programações culturais, esportiva e de lazer voltadas para as pessoas portadoras de deficiência, no âmbito de cada secretaria.

IV. Estimular, apoiar e desenvolver o estudo e o debate da situação da pessoa portadora de deficiência, bem como propor medidas a serem adotadas pelo governo.

V. Fiscalizar e exigir o cumprimento da legislação que assegura os direitos da pessoa portadora de deficiência, examinando denúncias relativas ao seu possível descumprimento.

Estão corretos apenas os itens:

Alternativas