O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q675857 Jornalismo

“A ‘teoria critica’ identifica-se com o grupo de investigadores que frequentou o Institut für Sozialforschung, de Frankfurt. Fundado em 1923, este Instituto torna-se um centro importante, adquirindo a sua identidade definitiva com a nomeação de Max Horkheimer para seu diretor. Com o advento do Nazismo, o Instituto (conhecido, na época, como Escola de Frankfurt) é obrigado a fechar e seus representantes principais emigram primeiro para Paris, depois para várias universidades americanas e, finalmente, para o Institute os Social Research, em Nova Iorque”. (Wolf, M. Teorias da Comunicação, p. 82) Com base na teoria crítica, é possível afirmar que

I. a originalidade dos autores da Escola de Frankfurt consiste em enfrentarem as temáticas novas que se aproveitam das dinâmicas societárias da época como, por exemplo, o autoritarismo, a indústria cultural e a transformação dos conflitos sociais nas sociedades altamente industrializadas.

II. mas por mais que os teóricos buscassem recursos e caminhos para continuar pesquisando, a partir da segunda guerra mundial os pensamentos mudaram e a escola de Frankfurt deixou de existir. Nos Estados Unidos, restaram apenas os registros da escola alemã.

III. O homem esta em poder de uma sociedade que o manipula e à medida que as posições da indústria cultural se consolidam e solidificam, mais podem agir sobre as necessidades do consumidor, guiando-o e disciplinando-o. A moderna cultura de massa se torna um meio de controle psicológico.

IV. A indústria cultura não chega a condicionar o tipo e a função do processo de consumo e a sua qualidade.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!