A transmissão materno-fetal ou vertical do HIV é responsável...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: O foco é a transmissão vertical do HIV, que ocorre quando uma gestante soropositiva transmite o vírus ao filho durante a gestação, o parto ou a amamentação. Mais de 90% dos casos pediátricos são de origem vertical, tornando o controle deste mecanismo essencial em saúde pública.
Justificativa da alternativa correta (D – < 1%): A alternativa D está correta porque protocolo oficial do Ministério da Saúde recomenda: “A taxa estimada de transmissão vertical do HIV pode chegar a 30% quando não é utilizada a terapia antirretroviral (TARV). No entanto, se adotada a TARV e demais medidas preventivas, essa taxa se reduz para menos de 2%, principalmente quando não ocorre a amamentação.” Estudos nacionais citam taxas menores que 1% com a aplicação rigorosa dessas estratégias.
As medidas com eficácia comprovada incluem:
- TARV para a gestante desde o diagnóstico;
- Parto cesáreo eletivo (quando indicado);
- Contraindicação da amamentação, sendo o bebê alimentado exclusivamente com fórmula láctea.
Ou seja, com a combinação dessas estratégias, a transmissão vertical pode ser reduzida a menos de 1%, referência direta no PCDT HIV/Sífilis/Hepatites do MS.
Análise das alternativas incorretas:
- A) < 10%: Embora demonstre redução, subestima o sucesso das medidas atuais. O valor real é ainda menor.
- B) < 5%: Desatualizada frente aos avanços terapêuticos, pois a meta é abaixo de 2% segundo protocolos recentes.
- C) < 15%: Muito acima da marca alcançada com TARV, representando contexto de intervenção incompleta.
Estratégias para acertos em provas: Fique atento às palavras limitadoras como “menos de” e busque sempre relacionar com as metas nacionais e internacionais descritas nos protocolos. Quando houver discordância entre literatura antiga e diretrizes recentes, priorize o PAMG/MS e recomendações oficiais atualizadas.
Referência: Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical do HIV, Sífilis e Hepatites Virais – Ministério da Saúde. “[…] essa taxa se reduz para menos de 2%, principalmente quando não ocorre a amamentação.”
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo