Questões Militares Comentadas por alunos sobre ginecologia e obstetrícia em medicina

Foram encontradas 15 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2092268 Medicina
Paciente, sexo feminino, 30 anos, comparece para realização de ultrassonografia transvaginal. Assintomática, DUM há três anos, usuária de DIU hormonal há quatro anos. Ao exame, evidenciado DIU bem localizado; endométrio 7 mm; ovário direito com volume de 4 cm³; ovário esquerdo com volume de 10 cm³ às custas de cisto unilocular; sem septos e papilas; e, ausência de fluxo ao estudo Doppler, medindo 17 mm. Considerando a situação hipotética, qual orientação deverá ser dada à paciente?
Alternativas
Q2091940 Medicina
A classificação POP-q é empregado mundialmente na classificação de prolapso de órgãos pélvicos. Quando positivo, qual das siglas a seguir evidencia o maior grau de prolapso a ser considerado para classificação do nível da patologia?
Alternativas
Q1827291 Medicina
A adenomiose uterina se caracteriza pela invasão benigna do endométrio no miométrio. Para uma mulher portadora de diagnóstico de adenomiose após os 40 anos de idade, com sintomas intensos de sangramento uterino anormal e dismenorreia, que não responderam a outras alternativas de terapêutica, o tratamento definitivo a ser considerado será a
Alternativas
Q1675551 Medicina

Gestante, 21 anos de idade, primigesta, com idade gestacional de 26 semanas, em acompanhamento regular do pré-natal. Queixa dor abdominal em região periumbilical há dois dias, associada a anorexia, náuseas, vômitos e com melhora apenas parcial após o uso de dipirona 500 mg (VO). Nega doenças crônicas, alergias e cirurgias prévias.


Ao exame: bom estado geral, consciente, cooperativa, orientada. Corada, acianótica, anictérica, hidratada, afebril (T axilar 36,2 ºC). PA: 85 x 60 mmHg, FC: 95 bpm. Bulhas normofonéticas e normorrítmicas em dois tempos com sopro sistólico panfocal (II/VI). FR: 21 irpm, sons pulmonares sem alterações. Abdome gravídico, difusamente doloroso à palpação superficial, com dor intensa à descompressão da fossa ilíaca direita.


A melhor hipótese diagnóstica e a conduta a ser tomada para esse caso são, respectivamente:

Alternativas
Q1646071 Medicina
A insuficiência istmocervical coloca a paciente na classificação de gestação de alto risco. Antes da gravidez pode-se fazer o diagnóstico com exame clínico através da introdução de velas de Hegar em colo uterino sem resistência. Qual a vela que, com sua passagem no colo, confirma este diagnóstico?
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: B
5: B