O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance de garantir sua Assinatura ilimitada com preço especial de lançamento. Aproveite! EU QUERO!

Questões de Concursos

Q727534 Pedagogia
Leia o trecho a seguir:

“[...] o que lamentavelmente parece estar ocorrendo atualmente é que a percepção que se começa a ter, de que, se as crianças estão sendo, de certa forma, letradas na escola, não estão sendo alfabetizadas, parece estar conduzindo à solução de um retorno à alfabetização como processo autônomo, independente do letramento e anterior a ele.”
O trecho acima destaca a percepção, por vezes equivocada que se tem dos processos de alfabetização e letramento no contexto escolar. Sobre tais conceitos, analise as afirmativas a seguir.
I. Os processos de alfabetização e letramento são formas diferentes e não complementares de ensinar a criança ler e escrever.
II. A alfabetização é um processo específico de apropriação do sistema de escrita. Já o letramento é um processo de inserção da criança e sua participação no mundo da cultura escrita. Dessa forma, alfabetização e letramento, apesar de serem processos diferentes, são complementares.
III. A alfabetização e o letramento são processos conjuntos na apropriação da escrita e leitura. No entanto, a alfabetização ocorre primeiro, pois é ela que favorecerá o processo de letramento.
IV. O fato de valorizar em sala de aula os usos e as funções sociais da língua escrita não implica deixar de tratar sistematicamente da dimensão especificamente linguística do “código”, que envolve os aspectos fonéticos, fonológicos, morfológicos e sintáticos. Do mesmo modo, cuidar da dimensão linguística, visando à alfabetização, não implica excluir da sala de aula o trabalho voltado para o letramento.
Estão corretas as afirmativas:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!