O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Descontos de 3º lote só até 20/01. Não perca a novidade da parceria com o Direção Concursos. EU QUERO!

Questões de Concursos

Q911807 Psicologia

Baeta (2006) apresentou contribuições para as teorias da aprendizagem em seu livro "Psicologia e Educação". Analise as afirmativas abaixo sobre esse tema.


I- Ao falar da teoria de PIAGET, Baeta destacou que já existe evidência suficiente de que a idade cronológica deve servir de indicador a priori dos instrumentos cognitivos disponíveis por parte dos sujeitos e, consequentemente, como suporte para escolha dos conteúdos e dos métodos a serem adotados pelo educador.

II- A transmissão social, a educação, embora não sendo vista por Piaget como condição suficiente é, no entanto, dentro de sua teoria, concebida como condição necessária para o desenvolvimento cognitivo.

III- Na teoria de Piaget, os variantes funcionais - assimilação e acomodação - podem não estar presentes no processo de equilibração. Mas, na medida em que a construção das estruturas segue uma ordem hierarquizada, o que cabe ao sujeito assimilar e acomodar compreende conteúdos cada vez mais complexos.

IV- Em relação à obra de Vygotsky, Baeta destacou a fala, que acompanha as ações práticas da criança, exerce um papel importantíssimo, na medida em que ajuda a criança a orientar suas ações. A interação entre percepção, fala e ação permite a internalização das ações, além de permitir planejamento e execução das mesmas.

V- Baeta pontua que , sob a influência do pensamento de Marx, Vygotsky afirma que são as relações sociais que o indivíduo mantém com o mundo exterior que dão origem às formas superiores do comportamento consciente. Nestas relações com a realidade social e cultural, ou seja, com seu ambiente, o homem é um agente ativo no processo de criação desse meio.


Assinale a afirmativa correta.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!