O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance! Aproveite nossa Black Friday com 35% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q688323 Medicina

Sobre o uso do iodo radioativo no tratamento do hipertireoidismo, analise as afirmativas.

I. O tratamento prévio com drogas antitireoidianas justifica-se pela redução da quantidade de hormônios armazenados na tireoide e a liberação dos mesmos na circulação com o uso do iodo radioativo evitando o quadro de exacerbação do hipertireoidismo consequente à tireoidite provocada pela radiação, ou mesmo a denominada “tempestade tireoidiana”.

II. É importante considerar que nos pacientes tratados somente com iodo radioativo, quando comparados àqueles que usaram drogas antitireoidianas previamente, as reduções dos níveis séricos dos hormônios tireoidianos permaneceram semelhantes logo após o tratamento com radiação. Dessa forma, com relação à eficácia do tratamento, o uso de iodo radioativo isolado não apresenta desvantagens.

III. O status tireoidiano deve ser reavaliado a cada 4 a 6 semanas após a dose terapêutica do iodo radioativo, com as dosagens de T4 livre e TSH. No entanto, vale ressaltar que o TSH pode não ser um bom indicador da função tireoidiana, já que sua supressão pode persistir por vários meses.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!