Paciente, masculino, 62 anos, com diagnóstico de mieloma mú...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2262936 Medicina
Paciente, masculino, 62 anos, com diagnóstico de mieloma múltiplo, está sendo submetido a mobilização de células progenitoras hematopoéticas de sangue periférico com G-CSF 10 mcg/kg/dia, para coleta por aférese e posterior transplante autólogo, objetivando armazenamento de 4,0 x 10^6 células CD34 por kg de peso. A quantificação de células CD34 positivas do sangue periférico no 4° dia de mobilização foi de 5,0 (cinco) células circulantes/mm³.
Assinale corretamente o agente mobilizador preconizado para ser utilizado nessa situação, em adjuvância ao G-CSF.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda a mobilização de células-tronco hematopoéticas para transplante autólogo em paciente com mieloma múltiplo, destacando a escolha do agente adjuvante quando a mobilização com G-CSF isolado é insuficiente.

Justificativa da alternativa correta (D - Plerixafor):

O Plerixafor é um antagonista do receptor CXCR4 que, em associação ao G-CSF, potencializa a liberação de células CD34+ da medula óssea para o sangue periférico. Quando a contagem de CD34+ permanece baixa (menor que 10 células/µL) após mobilização com G-CSF, sua utilização está indicada, aumentando as chances de coleta adequada. Segundo o Manual de Medicina Transfusional (Grupo GSH, 2024, p. 292): “O plerixafor é recomendado em pacientes considerados poor mobilizers.” Diretrizes e revisões sistemáticas, como publicado por Pusic et al., reforçam a superioridade do G-CSF + plerixafor na mobilização de pacientes refratários.

Análise das alternativas incorretas:

A) Stem Cell Factor: Ainda não aprovado clinicamente para mobilização de células-tronco em humanos. Está restrito a pesquisas.

B) Ciclofosfamida: Pode ser utilizada em combinação com G-CSF para mobilização primária. No entanto, não é recomendada como resgate isolado após falha do G-CSF, principalmente pelo perfil de toxicidade significativo.

C) Interleucina-6: Não existe evidência ou indicação para uso na mobilização de células progenitoras para aférese em protocolos estabelecidos.

E) Bortezomib: Embora ativo no tratamento do mieloma múltiplo, não atua na mobilização de células-tronco. Seu uso é terapêutico, não mobilizador.

Orientação para provas:

Palavras como “adjuvância ao G-CSF”, “baixa contagem de CD34+” e referência ao transplante autólogo são pontos-chave para identificar a necessidade de adição de Plerixafor. Evite o erro comum de escolher ciclofosfamida como resgate, pois sua indicação principal é na mobilização primária, não como agente de resgate em baixa mobilização secundária.

Dica valiosa: Acompanhe atualizações das principais diretrizes internacionais e conheça os mecanismos de ação dos principais agentes mobilizadores para responder assertivamente questões desse tipo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão envolve o entendimento de tratamentos para mieloma múltiplo, em particular a mobilização de células progenitoras hematopoéticas. O paciente em questão está sendo tratado com G-CSF para mobilizar estas células para coleta por aférese e posterior transplante autólogo. No entanto, a quantificação de células CD34 positivas no 4° dia de mobilização foi baixa, indicando a necessidade de um agente mobilizador adicional. A alternativa D, Plerixafor, é a resposta correta. Plerixafor é um agente mobilizador que é utilizado em conjunção com G-CSF para aumentar a quantidade de células progenitoras hematopoéticas no sangue periférico. Ele atua bloqueando a interação entre as células progenitoras hematopoéticas e o fator de estromal derivado do estroma 1 (SDF-1), permitindo que mais células entrem na circulação sanguínea. Assim, é considerada a melhor opção quando o G-CSF sozinho não é suficiente para mobilizar a quantidade desejada de células.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo