Hemofilia é uma doença hemorrágica hereditária ligada ao se...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2262918 Medicina
Hemofilia é uma doença hemorrágica hereditária ligada ao sexo que ocorre devido à falta ou produção defeituosa de moléculas dos fatores VIII ou IX da coagulação. Afeta mais de 1,2 milhões de indivíduos (principalmente homens) em todo o mundo, sendo a hemofilia A a mais comum. Para um paciente de 60 kg com Hemofilia A grave sem inibidor em vigência de sangramento muscular decorrente de trauma.
Assinale corretamente qual a dose inicial de fator VIII recomendada para aumentar o fator em 100%.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda o manejo agudo de paciente com Hemofilia A grave em vigência de sangramento, exigindo conhecimento sobre cálculo da dose de fator VIII para reposição adequada.

Conceito fundamental: Hemofilia A é um distúrbio hemorrágico ligado ao X, caracterizado por deficiência do fator VIII, de acordo com o Manual de Tratamento de Coagulopatias Hereditárias. Episódios graves, como hematomas musculares, exigem elevação rápida do fator a 100%.

Como calcular: É ponto-chave da prática clínica saber que 1 UI/kg de fator VIII eleva 2% do nível plasmático. Assim, para elevar de 0% a 100%, administra-se 50 UI/kg. Neste caso:

  • Peso do paciente: 60 kg
  • Dose: 50 UI/kg x 60 kg = 3.000 U

Gabarito: C) 3.000 U

Justificativa: Conforme orienta o Manual de Tratamento de Coagulopatias Hereditárias (Tabela 7), para sangramento muscular grave em hemofílico A, a dose inicial recomendada eleva o fator VIII até 100%. O cálculo está fundamentado em evidências e protocolos nacionais e internacionais (Manuais MSD, UpToDate, Harrison's), que equiparam cada UI/kg administrado a cerca de 2% de aumento do fator.

Análise das alternativas incorretas:

  • A) 7500 U: Superdosa em mais do que o dobro do necessário, aumentando risco de eventos trombóticos e desperdício do fator.
  • B) 1500 U: Só elevaria até 50%, insuficiente para casos graves, contrariando protocolos (cada 1 UI/kg eleva 2%, logo 1500 U/60 kg ≈ 25 UI/kg = 50%).
  • D) 4500 U e E) 6000 U: Superdose, ausência de respaldo em guias oficiais, podendo resultar em excesso de fator sem benefício adicional no cenário descrito.

Pontos-chave e dicas para prova: Questões sobre cálculo de dose exigem atenção à fórmula padrão de reposição. Muitas vezes, as alternativas testam não apenas conhecimento, mas também interpretação numérica correta (potencial pegadinha: lembrar que hemofilia A usa fator VIII e a relação é 1UI/kg = 2%).

Referências: Manual de Tratamento de Coagulopatias Hereditárias (Tabela 7); Manuais MSD Hemofilia; Harrison's Principles of Internal Medicine.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa C - 3000 U. Isso porque a dose de fator VIII recomendada para aumentar o fator em 100% em um paciente com hemofilia A grave é calculada utilizando-se a fórmula: peso (kg) x aumento desejado do fator VIII (%) x 0,5. Assim, para um paciente de 60 kg que precisa aumentar o fator VIII em 100%, a dose inicial seria calculada como: 60 kg x 100% x 0,5, o que resulta em 3000 U. As demais alternativas apresentam valores que não são obtidos através dessa fórmula, o que faz com que sejam incorretas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo