Questões de Concursos

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1284147 Farmácia

Segundo ANSEL, H.C. et al (2013), um radiofármaco é um agente farmacêutico radioativo empregado em procedimentos terapêuticos e de diagnostico.

Considere as afirmativas abaixo:

I. Raios gama são vibrações eletromagnéticas comparáveis à luz, mas apresentam comprimento de onda muito curto. Devido ao curto comprimento de onda e à alta energia, a radiação gama é muito penetrante;

II. A partícula alfa tem menor massa e carga de radiação, consistindo em dois prótons e dois nêutrons, idênticas ao núcleo do Hélio;

III. O Ítrio-90, um metal radioativo trivalente, é um radionuclideo que emite puramente partículas alfa. Sua principal aplicação terapêutica é na radioimunoterapia de tumores sólidos e linfomas.

IV. O Iodeto de Sódio-131 é usado em estudos da função da tireoide ou em testes de captura na determinação da fração de radioatividade que atinge a glândula. O tempo de visualização da radioatividade é de 18 a 24 horas. V. O Lutécio-177 é um metal terroso raro, que emite somente partículas beta, sendo aplicado clinicamente no câncer de colo, câncer ósseo, linfoma não Hodgkin.

VI. O Captopril é um fármaco não radioativo usado na medicina nuclear para auxiliar no diagnóstico de hipertensão retrovascular em pacientes hipertensivos com traumas de abdome, declínio da função renal ou cujo controle da hipertensão com terapia medicamentosa é ruim.

Assinale a afirmativa CORRETA:

Alternativas