"A lei orçamentária deverá conter apenas matéria financeira,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q322729 Administração Financeira e Orçamentária
"A lei orçamentária deverá conter apenas matéria financeira, excluindo-se dela qualquer dispositivo estranho à estimativa da receita e à fixação da despesa para o próximo exercício" (GIACOMONI, James; 2010). Esta definição refere-se ao princípio

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para entender esta questão, precisamos discutir os Princípios Orçamentários, que são diretrizes essenciais para a elaboração e execução do orçamento público. Esses princípios garantem a correta gestão e transparência dos recursos públicos.

A alternativa correta é a Alternativa D - Princípio da Exclusividade.

Princípio da Exclusividade: Este princípio determina que a lei orçamentária deve conter apenas assuntos relacionados à previsão de receitas e à fixação de despesas. Ou seja, ela deve ser exclusiva para temas financeiros, evitando a inclusão de dispositivos estranhos que não tenham relação direta com o orçamento.

Vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A - Princípio da Unidade: Este princípio estabelece que deve haver apenas um orçamento para cada exercício financeiro, consolidando todas as receitas e despesas. Ele não se refere à exclusão de matérias não financeiras.

Alternativa B - Princípio da Anualidade ou Periodicidade: Este princípio diz respeito ao período de vigência do orçamento, que é geralmente de um ano. Não fala sobre o conteúdo exclusivo da lei orçamentária.

Alternativa C - Princípio da Universalidade: Este princípio indica que o orçamento deve incluir todas as receitas e despesas da administração pública. Não trata da exclusão de matérias estranhas ao orçamento.

Alternativa E - Princípio da Não-Afetação das Receitas: Este princípio proíbe que certas receitas sejam destinadas a despesas específicas, com algumas exceções. Não está relacionado com a exclusividade de matérias na lei orçamentária.

Ao resolver questões sobre princípios orçamentários, é crucial conhecer bem cada princípio e seus objetivos. Isso ajudará na identificação correta das alternativas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Princípio da Exclusividade - Como ensina Sanches (2004, p.149), o princípio da exclusividade é um “princípio orçamentário clássico, segundo o qual a lei orçamentária não conterá matéria estranha à previsão da receita e à fixação da despesa”. No entendimento de Silva (1962, p.31), “o princípio da exclusividade é uma simples regra de técnica legislativa”. O princípio tem por objetivo, segundo o mesmo autor: Disciplinar a votação do orçamento nas Assembléias Legislativas, impedindo que elas se utilizem de um processo legislativo mais rápido e sujeito a prazos fatais, para conseguirem a aprovação, sem maior exame ou discussão, de medidas estranhas à matéria financeira. Este princípio consta do texto constitucional desde 1926 e perdurou em todas as Constituições subseqüentes. Na Constituição vigente tem a seguinte redação: Art. 165, § 8º: a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para a abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação da receita, nos termos da lei. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo