Considerando as linfadenopatias reacionais, os achados hist...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q679791 Patologia
Considerando as linfadenopatias reacionais, os achados histológicos de hiperplasia folicular com numerosos plasmócitos corresponde a qual doença?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - Sífilis

1. Tema central da questão

Esta questão aborda linfadenopatias reacionais (ou seja, aumento reacional dos linfonodos) e seus achados histológicos, um tema frequente em provas de patologia clínica. Exige do candidato conhecimento sobre as diferentes manifestações microscópicas presentes nas principais causas infecciosas e autoimunes que levam à linfadenomegalia.

2. Resumo teórico

Linfadenopatias reacionais são respostas do tecido linfonodal a estímulos antigênicos (infecções, inflamações, doenças autoimunes). Hiperplasia folicular caracteriza-se pelo aumento do número e tamanho dos folículos linfóides. O achado de numerosos plasmócitos dentro dos linfonodos é uma pista importante, pois estas células derivam dos linfócitos B ativados e produzem anticorpos.

3. Justificativa da alternativa correta

Sífilis é uma infecção causada pelo Treponema pallidum. Nos linfonodos de indivíduos com sífilis, observa-se classicamente hiperplasia folicular e grande presença de plasmócitos no interstício e na região periarteriolar. Esse padrão, conhecido como "plasmocitose", é um marcador histológico importante da doença, conforme descrito em grandes referências de patologia, como Robbins & Cotran – Patologia – Bases Patológicas das Doenças (10ª edição).

4. Comentário sobre as alternativas incorretas

  • A - HIV: A infecção pelo HIV pode dar hiperplasia folicular, mas não é típica a presença marcante de plasmócitos. O achado mais comum é involução folicular em estágios avançados.
  • C - Síndrome de Sjogren: Embora cause hiperplasia folicular, o infiltrado é mais linfocitário, com menor destaque para plasmócitos. O quadro histológico inclui destruição de glândulas exócrinas.
  • D - Toxoplasmose: Costuma cursar com hiperplasia do tecido linfoide e presença de granulomas, mas não apresenta o padrão predominante de plasmócitos.

5. Estratégias de resolução

Observe palavras-chave ("hiperplasia folicular", "numerosos plasmócitos") e relacione-as a doenças que cursam com produção de anticorpos, como a sífilis. Desconfie de alternativas onde o padrão histológico típico não encaixa exatamente nos achados do enunciado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo