Em relação à linguagem visual, segundo Donis A. Dondis (199...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q820137 Desenho Industrial

Em relação à linguagem visual, segundo Donis A. Dondis (1991), analise as afirmativas a seguir.

I - O equilíbrio é a referência visual mais forte e firme do homem, sua base consciente e inconsciente para fazer avaliações visuais.

II - O que domina o olho na experiência visual é visto como elemento positivo.

III- A força de atração nas relações visuais não constitui um principio da Gestalt.

Assinale a opção correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.

1. Tema central da questão

Esta questão aborda a linguagem visual segundo Donis A. Dondis, autor fundamental para entender princípios do design visual, como equilíbrio, elementos positivos e negativos e conceitos da Gestalt. O conhecimento desses princípios é essencial para quem vai atuar com comunicação visual ou design, pois determina como as pessoas percebem, interpretam e avaliam imagens.

2. Resumo teórico

Dondis (em "Sintaxe da Linguagem Visual", 1991) apresenta o equilíbrio como um dos fundamentos do design. Ele garante estabilidade e harmonia visual, sendo uma referência tanto consciente quanto inconsciente para julgamentos visuais. Já o elemento positivo refere-se ao que chama mais atenção no campo visual, dominando o olhar do observador. Sobre a Gestalt, ela trata das leis de organização perceptiva, incluindo forças de atração visual, que são sim princípios estudados por essa escola.

3. Justificativa da alternativa correta

I - Verdadeira. O equilíbrio realmente é uma das referências mais fortes para avaliação visual, conforme Dondis destaca.

II - Verdadeira. Na linguagem visual, o que domina o olhar é considerado o elemento positivo, em contraposição ao fundo, chamado de negativo.

III - Falsa. A força de atração nas relações visuais é, sim, parte dos princípios da Gestalt, que estuda como percebemos agrupamentos e relações visuais.

4. Análise das alternativas incorretas

A: Errada, pois III é falsa.

B: Errada, apenas III é falsa.

C: Errada, pois II é verdadeira e III é falsa.

E: Incompleta, pois II também é verdadeira.

5. Estratégia de interpretação

Para questões como essa, leia atentamente cada afirmativa e relacione com conceitos teóricos clássicos. Atenção a frases negativas ou absolutas (como “não constitui um princípio”), pois costumam esconder pegadinhas. Busque associar termos-chave do enunciado com o que foi estudado nas referências bibliográficas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo