A localização mais comum dos cistos meniscais

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1825697 Medicina
A localização mais comum dos cistos meniscais
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda a localização mais comum dos cistos meniscais, importante em Ortopedia devido à sua relação com queixas de dor e tumefação no joelho.

Explicação didática: O joelho possui dois meniscos principais: menisco lateral (externo) e menisco medial (interno). Os cistos meniscais são formações decorrentes do acúmulo de líquido sinovial, frequentemente associados a lesões horizontais deste fibrocartilagem. Podem causar tumoração localizada e sintomas mecânicos, especialmente em atividades de flexão e extensão.

Justificativa da alternativa correta (D): A literatura ortopédica afirma que os cistos meniscais ocorrem predominantemente no menisco lateral, mais precisamente na região anterolateral, anterior ao ligamento colateral lateral. De acordo com o “Manual de Ortopedia e Traumatologia” de Nascimento e com revisões clínicas (UpToDate, Campbell’s Operative Orthopaedics), “a maioria dos cistos meniscais se localiza anteriormente ao ligamento colateral lateral”. Isso está relacionado à maior mobilidade do menisco lateral e predisposição a lesão horizontal, facilitando o extravasamento de líquido para a região anterolateral.

Análise das alternativas incorretas:

  • A) “medial, posterior ao ligamento colateral medial”: Incorreto, pois os cistos meniscais no menisco medial são raros e se formam em sua maioria na porção medial anterior.
  • B) “medial, anterior ao ligamento colateral medial”: Também errada, pois reforça a localização medial, que não é a prevalente.
  • C) “lateral, posterior ao ligamento colateral lateral”: Errado, uma vez que a localização típica é anterior e não posterior ao LCL.
  • E) “mesma frequência medial e lateral, mais comumente posterior aos ligamentos colaterais”: Errado, visto que a literatura é clara em apontar que a frequência lateral é muito superior à medial.

Estratégias de resolução: Atenção ao termo “mais comum” e às relações anatômicas. Muitas pegadinhas exploram a familiaridade com direções anatômicas (anterior/posterior, medial/lateral) e frequência epidemiológica.

Resumo final: O conhecimento anatômico e epidemiológico é fundamental para responder corretamente que cistos meniscais são mais frequentes no menisco lateral e anteriores ao ligamento colateral lateral (Alternativa D).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta para a questão é a alternativa D: é lateral, anterior ao ligamento colateral lateral. Os cistos meniscais são bolsas de líquido que se formam na região ao redor dos meniscos do joelho, que são estruturas em formato de meia-lua que ficam localizadas entre o fêmur e a tíbia. Esses cistos são mais comuns na região lateral do joelho, ou seja, do lado de fora, e costumam se localizar anteriormente ao ligamento colateral lateral. É importante lembrar que, apesar de ser a localização mais comum, os cistos meniscais também podem ocorrer em outras regiões do joelho, como na região medial (interna) do joelho e posteriormente aos ligamentos colaterais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo