O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance de garantir sua Assinatura ilimitada com preço especial de lançamento. Aproveite! EU QUERO!

Questões de Concursos

Q1002710 Serviço Social

O comprometimento da renda do brasileiro com pagamento de juros e amortizações, em decorrência de dívidas, é o dobro da média registrada em uma lista de 17 países desenvolvidos - 12 europeus, além de Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão e Coréia do Sul [...].O endividamento das famílias é uma forma de movimentar a economia e fazer com que os brasileiros tenham acesso a bens e serviços. O endividamento corresponde ao total da dívida, enquanto o comprometimento refere-se à parcela da renda destinada ao pagamento da mesma. No Brasil, o endividamento corresponde à metade da renda anual dos brasileiros, 55% [...]. "Os brasileiros investem menos em aquisição de imóveis, por exemplo, mas gastam muito com cartão de crédito, contribuindo para um aumento da taxa de juros, haja vista a falta de garantia típica desse tipo de crédito", avalia Kopschitz.

IPEA . Comprometimento de renda do brasileiro é caracterizado por dividas de prazo curto e juro alto. 2019. Disponível em:<htto://www.ipea.aov.br/portal/index.php?option=com content&view=article&id=34573&catid=3&ltemid=3> (adaptado).


A introdução massiva do cartão de crédito na sociedade revela apenas um dos instrumentos no qual o capitalismo contemporâneo vem se utilizando de inserção do crédito na população, o que vem causando expressivo endividamento e comprometimento da renda, conforme visto no levantamento do IPEA (2019), relativo ao caso brasileiro. De acordo com Bauman (2010), sobre a inserção do crédito na vida da população, marque a opção correta.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!