O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance de garantir sua Assinatura ilimitada com preço especial de lançamento. Aproveite! EU QUERO!

Questões de Concursos

Q722875 Educação Física

Leia atentamente o texto abaixo e classifique as alternativas em V (verdadeiro) ou F (falso):

Apesar da Capoeira ser um dos conteúdo previsto pelos PCN’s da Educação Física, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, e desde 2003 encontrar amparo na lei 10.639/03 (atual lei 11.645/08), que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, inserindo no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro Brasileira”, vemos que a Capoeira, apesar de despertar o interesse tanto por parte dos alunos quanto dos professores, ainda é um tema pouco trabalhado e explorado pelo ensino brasileiro. Observou-se que tais fatos ocorrem devido aos mais variados motivos, dentre eles podemos destacar:

( ) A valorização da cultura afro por parte dos docentes que faz com que a manifestação cultural seja tematizada com profundidade na maioria das escolas brasileiras. Tal fato advém de uma formação superior completa e que valoriza o saber cultural e corporal das camadas mais discriminadas da sociedade.

( ) Os vários anos de discriminação sofrida por essa arte em nossa sociedade, a falta de intimidade dos professores de educação física com o conhecimento inerente a essa área, o que é reflexo da forma como o ensino superior vem tratando a construção desse saber em suas grades curriculares.

( ) Devido ao conhecimento pertinente a essa arte fazer parte de um rol de saberes construídos de forma diferenciada do conhecimento acadêmico, pois o saber da Capoeiragem faz parte do universo da cultura popular, o que é muito valorizado pela elite pensante, é amplamente explorado pelo ensino superior para colaborar com a formação dos profissionais de educação física.

( ) A capoeira é amplamente difundida nos meios acadêmicos e trabalhada nas escolas, a afirmativa do enunciado está incorreta.

Assinale a sequência correta

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!