Sobre os textos II e III, analise as afirmativas. I. No text...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q490567 Português
Texto II

            Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte.
            Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo; diferença radical entre este livro e o Pentateuco.

                                                                         (Disponível em: ASSIS, Machado. Memórias Póstumas de Brás Cubas.
                                                                                                                  São Paulo: Martin Claret, 1999. p. 17
.)



 
Texto III 

                        imagem-003.jpg

Sobre os textos II e III, analise as afirmativas. 

I. No texto II, a linguagem predominante é a literária, pois o narrador centra-se na mensagem apresentando de forma  lúdica o processo de criação textual. 
II.No texto III, um quadrinho, a linguagem não literária é predominante, pois o enunciador faz uso de uma linguagem  objetiva para informar o leitor sobre suas fontes primárias.  
III. No texto  II, há  intenção é  informar sobre as principais referências  literárias utilizadas pelo autor, marca dos textos  não literários. 
IV. O texto III é construído a partir das reflexões do enunciador e apresenta uma linguagem própria do gênero utilizado pelo autor

Estão corretas as afirmativas 
Alternativas