Nas sistemáticas de movimentação de presos e adolescentes, ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão refere-se à sistemática de movimentação de presos e adolescentes sob a responsabilidade de programas de policiamento. Esse é um tema essencial para o cargo de Tecnólogo de Administração, pois envolve planejamento e execução de operações de segurança pública.
A legislação aplicável pode ser encontrada nas normas que regem a segurança pública do Estado de São Paulo, como o Decreto Estadual que define a estrutura e operação das forças de segurança, além das diretrizes da Secretaria de Segurança Pública.
Exemplo Prático: Imagine uma operação em que é necessário transferir detentos de uma penitenciária para outra por questões de segurança. O planejamento dessa movimentação deve ser feito de maneira estratégica e segura, envolvendo o oficial responsável pelo planejamento, conforme determinado pela legislação.
Alternativa Correta: E - aquele determinado pelo oficial responsável pelo planejamento. Esta alternativa está correta porque a legislação estipula que a responsabilidade pelo planejamento e execução de missões de alta complexidade, como a movimentação de presos, deve ser centralizada no oficial responsável pelo planejamento, garantindo assim a adequação das operações às normas de segurança e protocolos estabelecidos.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Programa de Força Tática com o apoio de motos do Programa ROCAM. Esta alternativa é incorreta porque esses programas têm funções específicas e não são responsáveis, por si só, pela definição do planejamento de movimentações de presos.
B - Programa de Força Tática em comunhão de esforços com recursos dos órgãos penitenciários ou da Fundação CASA. Embora envolva órgãos relevantes, esta alternativa é inadequada para definir um plano de movimentação, pois a responsabilidade pelo planejamento estratégico recai sobre o oficial responsável.
C - Qualquer um dos existentes, exceto o Programa de Radiopatrulha – Atendimento “190” e o Programa de Policiamento Comunitário. Essa alternativa é imprecisa, pois não define responsabilidade clara e específica para tais operações, o que é essencial para a segurança e eficácia.
D - Aquele determinado pelo oficial ou graduado comandante da escolta. Esta opção está incorreta, pois o planejamento não pode ser delegado apenas ao nível operacional; necessita uma abordagem estratégica que cabe ao oficial responsável pelo planejamento.
Pegadinhas da Questão: Uma possível pegadinha está em tomar decisões de policiamento como equivalentes ao planejamento estratégico de operações de escolta, que exige um delineamento mais abrangente e não apenas operacional.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo