O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Intensifique seu ritmo de estudos e fique à frente dos concorrentes!

Conheça nossos planos

Questões de Concursos

Q899673 Fisioterapia

O Torcicolo Congênito (TC) é definido como uma contratura unilateral do músculo esternocleidomastoideo que, em geral, se manifesta no período neonatal ou em lactentes. O diagnóstico é clínico, considerando as limitações nos movimentos do pescoço, a elevação do ombro no lado contraturado e a posição da cabeça em inclinação ipsilateral e rotação contralateral. O tratamento fisioterapeutico deve ser o mais precoce possível e deve ter participação efetiva dos pais.


Tomando como base os procedimentos adotados para o tratamento fisioterapêutico do TC e algumas precauções importantes durante tais procedimentos, analise as afirmativas a seguir.

I. A técnica passiva do alongamento do músculo esternocleidomastóideo, nos casos de TC, pode ser realizada apenas com flexão lateral da cabeça na direção ao ombro contralateral ou com associação de flexão lateral isilateral com a rotação contralateral.

II. O alongamento não deve ser levado até o ponto da criança ficar cianótica. Em algumas situações um nódulo volumoso do músculo esternocleidomastóideo pode comprimir os vasos sanguíneos do pescoço durante o alongamento com associação da rotação, podendo provocar dor e cianose.

III. O fisioterapeura deve estimular a participação efetiva dos pais, ensinando como alongar o músculo e como incentivar os movimentos necessários para tanto. É importante que os pais demonstrem o alongamento e os exercícios em toda ocasião que estiverem com o fisioterapeuta, até haver certeza de que os fazem com habilidade.


Está correto o que se afirma em

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!