O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Descontos de 3º lote só até 20/01. Não perca a novidade da parceria com o Direção Concursos. EU QUERO!

Questões de Concursos

Q899664 Fisioterapia

A síndrome dolorosa femoropatelar é definida como dor anterior, ou retropatelar, na ausência de outras enfermidades e acomete até 25% da população em alguma fase da vida, sendo mais prevalente em mulheres e indivíduos com grau de treinamento mais elevado.


Indique se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre aspectos a serem observados na avaliação e tratamento da síndrome dolorosa femoropatelar.


( ) Se o músculo Vasto Medial Oblíquo (VMO) estiver enfraquecido, a extensão final do joelho estará comprometida, pois sem o VMO atuando como estabilizador patelar, o torque de tensão gerado pelas demais porções do quadríceps não estará sendo aplicado por mecanismo palelofemural eficiente.

( ) Em indivíduos com problemas no mecanismo extensor, as atividades de fortalecimento muscular em cadeia cinética aberta para o quadril são mais seguras de 120° a 90° e de 10° a 0° , enquanto que as atividades em cadeia cinética fechada são mais seguras a 90° .

( ) O encurtamento do retináculo lateral pode afetar a ativação do VMO se o mesmo estiver em posição alongada, mantida pelo deslizamento lateral da patela. Isso acarretará em incapacidade dessa musculatura em absorver cargas, devido a mudanças na proporção comprimento-tensão.

( ) Na literatura existe uma suposição de que quanto menor for o ângulo Q maior será o momento lateral sobre a patela, pois existe correlação direta entre a incidência de síndrome dolorosa femoropatelar e tal alteração na medida do ângulo Q.


A seguir, marque a alternativa com a sequência correta.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!