Recém-nascido pesando 3500g, nascido de parto cesáreo, a te...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão aborda o desconforto respiratório agudo no recém-nascido, especialmente em bebês a termo e com fatores de risco no parto. O reconhecimento clínico e a interpretação dos elementos fisiopatológicos são essenciais para a escolha do diagnóstico correto.
Justificativa para a alternativa correta (B - Taquipneia Transitória):
O quadro descrito é típico: recém-nascido a termo, saudável, nascido de cesárea, com taquipneia (FR >60 irpm) e gemência na primeira hora de vida. Segundo o Ministério da Saúde (Guia Atenção à Saúde do Recém-Nascido, Vol 3, tópico 21.4.2), a Taquipneia Transitória do Recém-Nascido (TTRN) – ou “síndrome do pulmão úmido” – é mais frequente em casos de cesariana sem trabalho de parto, por atraso na absorção do líquido pulmonar. O quadro é autolimitado, resolve-se entre 12-48h, e, tipicamente, os RN não demonstram instabilidade clínica relevante.
Análise das alternativas incorretas:
A) Sepse: Apesar de poder causar desconforto respiratório, a sepse neonatal precoce geralmente cursa com sinais sistêmicos adicionais como instabilidade térmica, hypoatividade ou má perfusão. O início muito precoce, sem outros sinais, torna essa hipótese menos provável.
C) Síndrome da Angústia Respiratória: Esse diagnóstico é característico de prematuros, devido à deficiência de surfactante, não sendo comum em recém-nascidos a termo. Neste caso, a apresentação tende a ser mais grave, com evolução tórpida e necessitando suporte ventilatório avançado.
D) Fístula traqueoesofágica: Espera-se sintomas como salivação excessiva, dificuldade alimentar e episódios de cianose ao alimentar, e não predomina a taquipneia isolada, principalmente tão precocemente e sem ingesta oral.
Estratégia para a prova: Atenção ao contexto perinatal: cesariana sem trabalho de parto + sinais respiratórios leves e precoces são clássicos de TTRN. Lembre-se de excluir causas sistêmicas graves e perfis atípicos para doenças como SARA, sepse ou malformações.
Citação de referência: “A TTRN ou síndrome do pulmão úmido é caracterizada por desconforto respiratório leve a moderado, geralmente de evolução benigna, decorrente de retardo na absorção do líquido pulmonar após o nascimento […] Nas seguintes situações a reabsorção do líquido pulmonar está prejudicada: cesariana eletiva sem trabalho de parto…” (MS, Guia Atenção RN, vol 3).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo