“Quando me lembro das lágrimas derramadas ao ouvir os cânti...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C
1. Tema central da questão
O tema central desta questão é a relação entre a música sacra e a espiritualidade cristã nos primeiros séculos do cristianismo, com base nas reflexões presentes no livro Confissões, de Agostinho de Hipona. A questão exige do candidato conhecimento sobre autores, contextos históricos e o papel do canto na liturgia cristã primitiva.
2. Resumo teórico
Confissões é uma das obras mais importantes da literatura cristã, escrita por Agostinho de Hipona (Santo Agostinho) no final do século IV. Nela, Agostinho narra sua trajetória espiritual, incluindo suas impressões sobre a música na igreja. Ele aborda o impacto emocional e espiritual do canto litúrgico, ponderando entre o prazer sensorial proporcionado pela música e seus benefícios para elevar o espírito à piedade. Para Agostinho, a música, quando adequadamente direcionada, pode ser instrumento de aproximação com o sagrado (Referência: Confissões, Livro X, capítulo 33).
3. Justificativa da alternativa correta (C)
A alternativa C está correta pois reflete exatamente o pensamento de Agostinho em Confissões: ele discute os dilemas entre o uso da música para fins religiosos e o risco de que o prazer estético se sobreponha à devoção. Agostinho distingue o canto sagrado do profano e reconhece a relevância da música no serviço da igreja, quando bem utilizada (Confissões, X, 33). Portanto, a alternativa demonstra conhecimento do texto e do contexto histórico-teológico.
4. Análise das alternativas incorretas
A – Incorreta porque Confissões não é um texto anônimo nem medieval, mas uma autobiografia do século IV, escrita por Agostinho de Hipona.
B – Incorreta, pois o texto não foi escrito por Tomás de Aquino (século XIII), mas por Agostinho (século IV), antes do Concílio de Trento (séculos XVI) e não trata de determinações desse concílio.
D – Incorreta porque Lutero nasceu muito depois de Agostinho e não é o autor de Confissões, tampouco discorre sobre as encíclicas de Gregório Magno nesse livro.
E – Incorreta, pois Calvino não é o autor da obra, e o texto referenciado não corresponde à Confissões nem está relacionado ao contexto da reforma protestante do século XVII.
5. Estratégias para interpretação
Ao ler a questão, destaque as palavras-chave como “Agostinho”, “Confissões”, “século IV” e “música na igreja”. Observe datas, autores e eventos históricos para eliminar alternativas que apresentam anachronismos ou associam obras a autores errados. Pegadinhas comuns envolvem confundir nomes de figuras históricas da Igreja (Agostinho, Tomás de Aquino, Lutero, Calvino) e atribuir a elas obras ou ideias que não lhes pertencem.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo