O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance de garantir sua Assinatura ilimitada com preço especial de lançamento. Aproveite! EU QUERO!

Questões de Concursos

Q845089 Geografia

"'Exterior próximo' - é assim que o governo russo encara os demais Estados da CEI (Comunidade de Estados Independentes).

Adaptado de: MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Mé­dio. 1. ed. São Paulo: Atual, 2012, p.562.


Ao utilizar tal expressão, a Rússia caracteriza bem sua esfera de influência política no continente asiático. Dentre os fatores que explicam a influência russa sobre o seu "Exterior Próximo", podemos destacar o (a)


I- grande dependência das economias dos países da CEI em relação ao mercado russo, destino de grande parte das exportações desses países.

II- tratado de segurança coletiva assinado pelos países da CEI, que, em vigor desde 1994, proíbe seus integrantes de participarem de alianças militares externas.

III- controle sobre a soberania política e econômica desses países e de suas reservas energéticas situadas em pontos estratégicos para a economia russa.

IV- identidade cultural e religiosa entre a Rússia e os demais Estados da CEI, aliada ao fato de ser a língua russa o idioma mais falado em todo o "Exterior Próximo".

V- considerável dependência de praticamente todas as ex-repúblicas soviéticas da importação de produtos da indústria russa.


Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!