Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se

Geografia Política


QUESTÕES PARA PRATICAR

(71 questões)
Ver no modo completo: Todas as questões
01
Q845089
Aplicada em: 2017
Banca: Exército
Órgão: EsPCEx

"'Exterior próximo' - é assim que o governo russo encara os demais Estados da CEI (Comunidade de Estados Independentes).

Adaptado de: MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Mé­dio. 1. ed. São Paulo: Atual, 2012, p.562.


Ao utilizar tal expressão, a Rússia caracteriza bem sua esfera de influência política no continente asiático. Dentre os fatores que explicam a influência russa sobre o seu "Exterior Próximo", podemos destacar o (a)


I- grande dependência das economias dos países da CEI em relação ao mercado russo, destino de grande parte das exportações desses países.

II- tratado de segurança coletiva assinado pelos países da CEI, que, em vigor desde 1994, proíbe seus integrantes de participarem de alianças militares externas.

III- controle sobre a soberania política e econômica desses países e de suas reservas energéticas situadas em pontos estratégicos para a economia russa.

IV- identidade cultural e religiosa entre a Rússia e os demais Estados da CEI, aliada ao fato de ser a língua russa o idioma mais falado em todo o "Exterior Próximo".

V- considerável dependência de praticamente todas as ex-repúblicas soviéticas da importação de produtos da indústria russa.


Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.

Anterior Anterior