Questões de Concurso Militar CBM-ES 2022 para Soldado Combatente Bombeiro Militar

Foram encontradas 9 questões

Q1970812 Geografia

Em 26 de janeiro de 1893 uma grande quantidade de pessoas se juntou para acompanhar a demolição do cortiço Cabeça de Porco. Assim como os outros cortiços que proliferaram pelas ruas do Rio no século XIX, ele serviu de moradia às classes pobres da Corte (trabalhadores livres, libertos e escravizados), que, com a necessidade de procurar serviço diariamente, optavam por residir no centro da cidade – local com maior demanda de mão de obra. [...] Entre todos os cortiços, o Cabeça de Porco veio a se tornar um dos mais famosos e populosos: estima-se que lá moravam cerca de 2 mil pessoas. [...] Alinhada ao discurso higienista, a Câmara Municipal criou uma série de posturas que visavam a dar fim às estalagens, principalmente, a partir dos anos 1870.

https://riomemorias.com.br/memoria/cabeca-de-porco/


O “discurso higienista” apresentado no texto propunha  

Alternativas
Q1970818 Geografia

Os minerais são estudados em suas propriedades físicas e químicas (cristalográficas), o que permite classificá-los em grupos e compreender em quais contextos eles podem ser utilizados. Leia a descrição a seguir:

A actinolita (actinolite) é um silicato esverdeado, variando em tons de verde-claro, verde-escuro e verde-acinzentado. Ocorre como agregados colunares, aciculares, radiais e granulares. Também pode ser fibroso ou asbestiforme. Os cristais são normalmente alongados, laminados, achatados ou colunares. Possui geminação simples ou lamelar comum || {100}, lamelar menos comum || {001}.

Fonte: Museu de Minerais Heinz Ebert. Disponível em: ACTINOLITA (Actinolite) - Museu Heinz Ebert


A descrição da actinolita permite identificar algumas de suas propriedades mineralógicas. Assinale a alternativa que representa os componentes do mineral que foram descritos na ordem:  

Alternativas
Q1970819 Geografia

Atualmente, o governo da Turquia está construindo um novo canal para dinamizar o fluxo de mercadorias na Eurásia: o Canal de Istambul. Leia o trecho da notícia a seguir:


“A Turquia inaugurou no sábado (26/6) as obras de construção do Canal de Istambul, uma infraestrutura de 45 quilômetros que liga artificialmente a Europa e a Ásia pela primeira vez na história e abre uma nova rota navegável entre o Mar Negro e o Mar de Mármara (...)

O governo turco defende seu projeto argumentando que servirá para aliviar o tráfego de navios no Bósforo, uma das rotas marítimas naturais mais estreitas e movimentadas do mundo.

O canal será construído a um custo de mais de US$ 8 bilhões, segundo as autoridades, e permitirá a passagem diária de 185 navios, contra 118 a 125 que cruzam o Bósforo hoje.

"O principal objetivo deste projeto é reduzir os riscos decorrentes da passagem de navios carregados com materiais perigosos pelo Bósforo", informou o Ministério dos Transportes turco em 2018, quando apresentou o traçado final do canal”.

Disponível em: Canal de Istambul, o polêmico e ambicioso projeto da Turquia para ligar Europa e Ásia - BBC News Brasil


Assinale a alternativa que se refere corretamente aos impactos do Canal de Istambul.

Alternativas
Q1970821 Geografia

Com a finalidade de criar uma rede continental regional de cooperação econômica, os países organizam-se em blocos econômicos. A estratégia geopolítica e geoeconômica visa aumentar a margem de autonomia dos mercados regionais. Um dos blocos mais relevantes é a ASEAN (Association of Southeast Asian Nations), englobando países com diferentes perfis de participação na economia mundial, desde a década de 1990.

Fonte: ASEAN.org.


Assinale a alternativa que contém o grupo de alguns EstadosMembro pertencentes a ASEAN.  

Alternativas
Q1970823 Geografia

O programa de satélites LANDSAT surgiu durante a segunda metade de 1960, um projeto coordenado pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA), sendo dedicado exclusivamente à observação dos recursos naturais terrestres. O primeiro nome do projeto era ERTS (Earth Resources Technology Satellite) e somente no ano de 1975 passou a se chamar LANDSAT. O LANDSAT-1 foi o primeiro satélite e o primeiro desenvolvido para atuar diretamente em pesquisas de recursos naturais, foi lançado em 1972 e denominado ERTS-1 ou LANDSAT-1. Foi o primeiro satélite de sensoriamento remoto no mundo e levou dois instrumentos a bordo, as câmeras RBV e MSS. Operou por um período de cinco anos adquirindo mais de 300.000 imagens, com repetidas coberturas da superfície da Terra. Desde então, foram lançadas oito séries de satélites LANDSAT.

Fonte: DGI, INPE. Disponível em: LANDSAT — Divisão de Geração de Imagens (inpe.br)


Associe os diferentes satélites da série LANDSAT com suas respectivas características. 


A LANDSAT 1, 2 e 3 (1972-1992)

B LANDSAT 5 (1984-2013)

C LANDSAT 7 (1999-)

D LANDSAT 8 (2013-)


( ) Conta com sensores OLI (Operational Land Imager) e TIRS (Thermal Infrared Sensor), gerando resolução espacial entre 15m e 30m.

( ) Em suas especificações consta o sensor MSS (Multispectral Scanner), com 80m de resolução espacial da imagem.

( ) Inovou com o sensor TM (Thematic Mapper) e com o uso de imagens com alta resolução, 30m.

( ) Aplicou melhorias no sensor, a partir do ETM+ (Enhanced Thematic Mapper Plus), além de gerar imagens com resolução entre 15m e 30m.


Assinale a alternativa que contém a sequência correta, no sentido de cima para baixo. 

Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: E
4: C
5: A