Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se

Urbanização brasileira


QUESTÕES PARA PRATICAR

(56 questões)
Ver no modo completo: Todas as questões
01
Q842776
Aplicada em: 2017
Banca: Marinha
Órgão: COLÉGIO NAVAL

“As precárias condições de trabalho ainda são uma realidade marcante no campo brasileiro. Atualmente, estima-se em 12 anos a vida útil de um trabalhador rural, ou seja, o período no qual é produtivo; e o salário, muitas vezes, não é suficiente para sustentar sua família."

(SAMPAIO, Fernando dos Santos; MEDEIROS, Marlon Clovis.GEOGRAFIA: Para viver juntos. São Paulo, Edições SM, 2012.)


Sabendo que as condições acima descritas são produzidas pela forma como a produção e o trabalho estão organizados na agricultura brasileira, analise as afirmativas abaixo.


I- O latifúndio, ou seja, as grandes propriedades dedicadas a uma produção exclusivamente voltada para o mercado externo, absorve a imensa maioria da população empregada no campo brasileiro.

II- O trabalhador assalariado no campo brasileiro, assim como na cidade, é aquele que recebe um pagamento mensal por seu trabalho, tendo ou não registro formal.

III- As unidades familiares de subsistência são pequenas propriedades nas quais, por meio do trabalho familiar, busca-se garantir a total autossuficiência e independência do grupo diante do mercado.

IV- O trabalho temporário, apresentado sob a forma do boia-fria ou do trabalhador volante, tem ainda hoje, presença marcante no campo brasileiro, representando importante fator de deterioração das condições de trabalho.


Assinale a opção correta.

Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.

Anterior Anterior