O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
OFERTAS COM ATÉ  45% OFF

Os maiores descontos do ano chegaram! Aproveite a Black Friday e assine pagando menos! 🧡

Questões de Concurso Militar EsFCEx 2019 para Oficial - Informática

Foram encontradas 4 questões

Q1045376 Governança de TI

Uma pesquisa foi realizada em empresas de todo o Brasil, durante os meses de fevereiro, março e abril de 2013 sobre os Frameworks de TI mais utilizados pelas organizações. O estudo destaca que 65% das empresas que responderam ao questionário são de grande porte, 25% de médio-grande porte, 5% de porte pequeno e 5% de microempresas. O ramo de atividade dos participantes é composto por 5% de empresas do setor de exploração de recursos naturais e minerais, 45% de indústrias do setor de produção ou manufaturas e 50% de prestação de serviços.

O resultado da pesquisa apontou que a alta escolha pelo framework de adequação à lei SOX deve-se também ao fato de as grandes empresas terem capital aberto e com isso necessitarem se adequar às leis internacionais de proteção a donos de ações e bolsas de valores, buscando profissionais qualificados que saibam implantar os Frameworks.

(FAUSTINO, et al., 2013. Disponível em: https://s.profissionaisti.com.br/wpcontent/ uploads/2013/06/Cobit_Atual_Mercado_de_TI_Chrystian_Diego_Luiz .pdf)


Entre as opções de Frameworks de TI no mercado, o COBIT é um dos instrumentos mais empregados no apoio à governança estratégica e gestão dos processos das empresas, conforme a figura a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


De acordo com COBIT 5, assinale a alternativa cujos segmentos complementem corretamente as frases a seguir:


I. O indicador de atraso denominado “Lag Indicator” mede ____________________________.

II. O papel responsável pela Definição de Direção no modelo de Papéis, atividades e relacionamentos é _________________.

III. A efetividade dos processos em alcançar ________________ é examinada e determinada por um processo de avaliação.

Alternativas
Q1045378 Governança de TI

Desde a época da crise do software em meados de 1970, a Engenharia de Requisitos vem mostrando seu fundamental papel no sucesso dos Projetos de Software. É bem verdade também que seu emprego incorreto pode provocar pesados controles de documentação e engessamento no processo de desenvolvimento. Um famoso e internacional grupo de pesquisa do meio acadêmico denominado Standish Group, criado em 1985, cujo objetivo é reunir um banco de dados de projetos de software, coletando informações sobre fatores que contribuíram para o sucesso e o fracasso dos projetos, reuniu um banco de dados com mais de 50 mil projetos nos mais diferentes países, analisando mais de 27 grandes itens de observação. A última pesquisa realizada em 2018 e publicada em seu site reforçou que 19% dos projetos que fracassam se devem potencialmente a escopos mal definidos.


A esse respeito, assinale a afirmativa INCORRETA

Alternativas
Q1045380 Governança de TI

Surge, na década de 1980, com iniciativa no governo britânico, um programa que iria organizar, consolidar e documentar boas práticas de gestão de tecnologia em empresas públicas e privadas, o Information Technology Infrastructure Library (ITIL). Tal biblioteca, que possui um guia com especificações sobre conceitos para o gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (ITSM), foi sendo aprimorada ao longo dos anos, realizando upgrades em suas versões com a publicação do ITIL V2 em 2000/2001, e logo mais tarde com sua última publicação da versão ITIL V4 em 2019.

(Disponível em: http://os.itil.org)


Considerando a documentação do ITIL V3, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Uma empresa provedora de housing acorda com seus clientes uma meta de oferecer um serviço no qual não poderá ficar indisponível por períodos mais longos que duas horas. Para o ITIL V3 Foundation Service Management, a responsabilidade de garantir o cumprimento dessa meta cabe ao Gerenciamento de Disponibilidade.


PORQUE


II. Tal processo possui, entre seus objetivos, o de produzir e manter um plano de disponibilidade apropriado e atualizado, que reflita as necessidades de negócio correntes e futuras, bem como garantir que os alcances de disponibilidade do serviço atendam ou excedam todas as metas acordadas, realizando o gerenciamento do desempenho de disponibilidade dos serviços e dos recursos relacionados.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q1045387 Governança de TI

Uma empresa de tecnologia chamada Eurotech, do mercado interno no Brasil, compreende que, para abrir o mercado de sua empresa internacionalmente, precisa tomar alguns passos para tornar maduros seus processos de negócios, bem como seguir boas práticas de governança e gestão. Um poderoso framework que pode ajudar nesse processo é o Control Objectives for Information and Related Technology (COBIT), que está na sua versão 5. O COBIT 5 foi idealizado conforme as exigências do “Committe of Sponsoring Organisations of the Treadway Commission’s Internal Control – Integrated Framework” (COSO), baseado em 5 princípios e 7 Habilitadores. Um profissional está implantando na empresa o framework seguindo o modelo de referência de processo do COBIT 5, na etapa de implementação dos processos de Gestão no domínio Construir, Adquirir e Implementar.


Assinale a alternativa que indique um processo que esteja representado no domínio Construir, Adquirir e Implementar do COBIT 5.

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: E
4: C