Questões de Concurso Militar EsSEx 2018 para Primeiro Tenente - Dentística Restauradora

Foram encontradas 6 questões

Q1009019 Odontologia

Segundo HUPP (2009), com relação à reparação tecidual, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, associando a sequência final ao gabarito.


( ) A cicatrização óssea sobre a superfície de um implante deve ocorrer depois que qualquer tecido mole se forme entre as superfícies óssea e do implante.

( ) Para se maximizar a probabilidade de cicatrização óssea sobre a superfície de um implante os quatro fatores seguintes são requeridos: (1) uma pequena distância entre o osso e o implante; (2) osso viável na, ou próximo à superfície do tecido ósseo ao longo do implante; (3) nenhum movimento do implante enquanto o osso está se unindo à sua superfície e; (4) a superfície do implante deve estar livre de contaminação por materiais orgânicos ou inorgânicos.

( ) Células osteogênicas (osteoblastos), que são importantes para a cicatrização óssea, têm origem no periósteo, endósteo e em células mesenquimais pluripotentes circulantes.

( ) No estágio fibroblástico os fibroblastos depositam o tropocolágeno, que sofre entrecruzamento a fim de produzir colágeno. Inicialmente, o colágeno é produzido em quantidades excessivas e é depositado de maneira desordenada.

( ) Os estágios básicos do processo de cicatrização das feridas são: estágio inflamatório, estágio fibroblástico, estágio de consolidação e estágio de remodelação.

Alternativas
Q1009922 Odontologia

Assim como os materiais restauradores tradicionais, os materiais resinosos não apresentam, por si só, boa adaptação às estruturas dentais. Vários são os fatores que contribuem para a falta de uma união perfeita entre o dente e esses materiais. Sobre a união e adaptação entre os materiais resinosos e o dente, de acordo com BOTTINO (2009), analise as afirmativas abaixo e marque V para as verdadeiras e F para as falsas, associando a sequência final ao gabarito.


( ) A percolação é o fenômeno do fluxo e refluxo de substâncias e microrganismos do meio bucal – bem como do fluido tissular dos túbulos dentinários - na interface dente-restauração.

( ) A percolação, a contração de polimerização e a ação de cargas oclusais são os fatores que contribuem para a falta de uma união perfeita entre o dente e os materiais resinosos.

( ) A percolação ocorre porque o dente possui um módulo de elasticidade menor do que as resinas compostas.

( ) A percolação é inerente à polimerização das resinas compostas e dos cimentos resinosos e, deve-se procurar maximizá-la.

( ) Os primeiros resultados animadores de adesão em dentina surgiram nos anos 1960, com os trabalhos de Bowen & Marjenhoff, com o NPG-GMA, ainda que com resultados precários.

Alternativas
Q1009926 Odontologia
Clinicamente, as margens devem ser analisadas nos quesitos morfologia e selamento. A capacidade de selamento está comprometida se a pigmentação da margem estiver associada a uma fenda/margem aberta ou a uma lesão de cárie adjacente à restauração. Imperfeições da margem, diretamente influenciadas pelo operador e/ou pelo material podem contribuir para a pigmentação subsequente da margem, sem que necessariamente haja comprometimento da capacidade de selamento. De acordo com HIRATA (2011), marque a opção que apresenta um critério para análise da adaptação e pigmentação marginal das restaurações:
Alternativas
Q1009930 Odontologia

As restaurações cerâmicas do tipo inlay/onlay representam uma alternativa excelente de tratamento restaurador estético para os dentes posteriores, e apresentam algumas vantagens adicionais em relação às restaurações diretas com resina composta. Segundo BARATIERI (2015), em relação a essas vantagens adicionais, analise as afirmativas abaixo e marque V para as verdadeiras e F para as falsas, associando a sequência final ao gabarito.


( ) Estas restaurações apresentam fragilidade inerente antes de serem cimentadas.

( ) Apresentam radiopacidade similar à da estrutura dental.

( ) Sofrem menores tensões oriundas da contração de polimerização devido ao maior volume de cimento resinoso utilizado.

( ) O preparo para estas restaurações precisa ser expulsivo, o que implica o sacrifício adicional de estrutura dental sadia (em geral esmalte oclusal) quando comparado com o preparo para restaurações diretas.

( ) A obtenção de contatos oclusais precisos é extremamente difícil.

Alternativas
Q1009935 Odontologia
Segundo BARATIERI (2015), as resinas compostas podem contrair-se em volume quando se polimerizam, sendo o principal problema inerente a essa classe de materiais. Essa contração não pode, no entanto, ser considerada um fator único quando da seleção da resina, pois outros fatores como rigidez, resistência flexural e resistência à fadiga devem ser computados. Nesse sentido, antes de preconizar uma técnica bem definida de inserção e polimerização, é importante que o clínico reflita sobre alguns fatos. Das afirmativas abaixo assinale a opção incorreta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: B
5: B