Questões de Concurso Militar EsPCEx 2013 para Cadete do Exército - 1° Dia

Foram encontradas 5 questões

Q377350 Química
Reações conhecidas pelo nome de Termita são comumente utilizadas em granadas incendiárias para destruição de artefatos, como peças de morteiro, por atingir temperaturas altíssimas devido à intensa quantidade de calor liberada e por produzir ferro metálico na alma das peças, inutilizando-as. Uma reação de Termita muito comum envolve a mistura entre alumínio metálico e óxido de ferro III, na proporção adequada, e gera como produtos o ferro metálico e o óxido de alumínio, além de calor, conforme mostra a equação da reação:

2 Al (s) + Fe2O3 imagem-021.jpg (s) 2 Fe (s) + Al2O3
(s) + calor

      Reação de Termita



Considerando que para a inutilização de uma peça de morteiro seja necessária a produção de 336 g de ferro metálico na alma da peça e admitindo-se o alumínio como reagente limitante e o rendimento da reação de 100% em relação ao alumínio, a proporção em porcentagem de massa de alumínio metálico que deve compor 900 g da mistura de termita supracitada (alumínio metálico e óxido de ferro III) numa granada incendiária, visando à inutilização desta peça de morteiro, é de
Alternativas
Q377353 Química
O sódio metálico reage com água, produzindo gás hidrogênio e hidróxido de sódio, conforme a equação não balanceada: Na (s) + H2O ( l ) NaOH (aq) + H2 (g)

Baseado nessa reação, são feitas as seguintes afirmativas:

I – O sódio atua nessa reação como agente redutor.
II – A soma dos menores coeficientes inteiros que balanceiam corretamente a equação é 7.
III – Os dois produtos podem ser classificados como substâncias simples.
IV – Essa é uma reação de deslocamento.

Das afirmativas feitas, estão corretas:

Alternativas
Q377354 Química
Considerando a equação não balanceada da reação de combustão do gás butano descrita por C4H10 (g ) + O2 (g ) → CO2 (g ) + H2O (g) , a 1 atm e 25 oC (condições padrão) e o comportamento desses como gases ideais, o volume de gás carbônico produzido pela combustão completa do conteúdo de uma botija de gás contendo 174,0 g de butano é:


Dados:
Massas Atômicas: C = 12 u; O = 16 u e H = 1u;
Volume molar nas condições padrão=24,5 L·mol-1 .

Alternativas
Q377358 Química
“... Por mais surpreendente que pareça, a desintegração do exército napoleônico pode ser atribuída a algo tão pequeno quanto um botão - um botão de estanho, para sermos mais exatos, do tipo que fechava todas as roupas no exército, dos sobretudos dos oficiais às calças e paletós dos soldados de infantaria.
       Quando a temperatura cai, o reluzente estanho metálico exposto ao oxigênio do ar começa a se tornar friável e a se esboroar (desfazer) num pó acinzentado e não metálico - continua sendo estanho, mas com forma estrutural diferente”. (Adaptado de Os Botões de Napoleão - Penny Le Couteur e Jay Burreson - Pag 8).


Em relação ao texto acima e baseado em conceitos químicos, são feitas as seguintes afirmativas:

I – o texto faz alusão estritamente a ocorrência de fenômenos físicos.
II – o texto faz alusão a ocorrência de uma reação de oxidação do estanho do botão.
III – o texto faz alusão a ocorrência de uma reação de síntese.
IV – o texto faz alusão a ocorrência de uma reação sem transferência de elétrons entre espécies estanho metálico e o oxigênio do ar.

Das afirmativas apresentadas estão corretas apenas:
Alternativas
Q377359 Química
Uma fina película escura é formada sobre objetos de prata expostos a uma atmosfera poluída contendo compostos de enxofre, dentre eles o ácido sulfídrico. Esta película pode ser removida quimicamente, envolvendo os objetos em questão em uma folha de papel alumínio e mergulhando-os em um banho de água quente. O resultado final é a recuperação da prata metálica. As equações balanceadas que representam, respectivamente, a reação ocorrida com a prata dos objetos e o composto de enxofre supracitado, na presença de oxigênio, e a reação ocorrida no processo de remoção da substância da película escura com o alumínio metálico do papel, são

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: A
5: A