Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se

Transformações: Estados Físicos e Fenômenos


QUESTÕES PARA PRATICAR

(28 questões)
Ver no modo completo: Todas as questões
01
Q829148
Aplicada em: 2017
Banca: IDECAN
Órgão: CBM-RN

“A matéria pode ser definida de maneira bem simplificada como sendo tudo aquilo que tem massa e volume e ocupa um lugar no espaço. Portanto, a matéria é constituída de minúsculas partículas, que podem ser átomos, moléculas, íons e assim por diante. De modo que, simplificadamente, o que diferencia um estado físico de outro é a organização dessas partículas, se elas estão mais próximas umas às outras ou mais afastadas, isto é, se estão mais agregadas ou menos agregadas. Por isso, os estados físicos podem ser corretamente chamados de ‘estados de agregação’.”

(Disponível em: http://manualdaquimica.uol.com.br/quimica-geral/estados-fisicos-materia.htm. Acesso em: 08 de junho de 2017.)


Sobre os estados de agregação, analise as afirmativas a seguir.

I. Nesse estado, as partículas estão bem próximas umas às outras, de modo que não se movimentam. Estão bem organizadas e, por isso, possuem forma e volume fixos, não podendo sofrer compressão.

II. Nesse estado, as partículas possuem menor liberdade de movimentação que no estado sólido, pois estão um pouco mais afastadas umas das outras, havendo certo espaço entre elas. Por essa razão, as substâncias líquidas, como a água, possuem forma variável, adaptando-se ao recipiente em que estão contidas, mas não podem ser comprimidas, pois possuem volume constante.

III. Nesse estado, as partículas estão bem afastadas umas das outras, possuindo grande liberdade de movimentação. Por isso, os gases e os vapores, como o vapor de água, não possuem forma nem volume fixos, conformando-se de acordo com o recipiente e podendo ser comprimidos.

Sobre os estados físicos estão corretas as afirmativas

Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.

Anterior Anterior