Questões de Concurso Militar CIAAR 2018 para Primeiro Tenente - Psiquiatria

Foram encontradas 60 questões

Q936160 Português

Leia o texto abaixo.


Nasa lança satélites para estudar alterações da água na Terra


Agência espacial quer oferecer novos conhecimentos sobre o

aquecimento global e a elevação do nível do mar.


Imagem associada para resolução da questão


Um par de satélites idênticos, do tamanho de dois carros esportivos, será lançado com a missão de rastrear alterações na água e no gelo terrestres, oferecendo novo conhecimento para leitores e estudiosos sobre o aquecimento global e a elevação do nível do mar, informou a Nasa em 21 de maio. Mesmo sem muitos detalhes, esse fato pode ser um alento para todos e para o mundo.

Água subterrânea, oceanos, lagos, rios e mantos de gelo serão monitorados pelo Seguimento do Experimento Climático e Recuperação da Gravidade (GRACE-FO, na sigla em inglês), uma missão conjunta entre a agência espacial americana (Nasa) e o Centro Alemão de Pesquisas em Geociências (GFZ).

“A água é crucial para todos os aspectos da vida na Terra – a saúde, a agricultura e a manutenção do nosso estilo de vida”, explicou Michael Watkins, chefe científico da missão GRACE-FO e diretor do Laboratório de Propulsão a Jato de Pasadena, Califórnia. “Não se pode gerenciá-la bem até que se possa medi-la. A GRACE-FO fornece um meio único de mensurar a água em muitas de suas fases, permitindo-nos gerenciar os recursos hídricos de forma mais eficaz”, concluiu.

Disponível em:<https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/nasa-lanca-satelites-para-estudar-alteracoes-da-agua-na-terra.ghtml> . Acesso em: 23 mai. 2018. Adaptado.


O texto apresentado é uma reportagem, gênero jornalístico veiculado pelos meios de comunicação. A esse respeito, avalie as justificativas.


I. Serve-se de um tipo de comunicação mista para veicular um fato real.

II. Possui uma função social muito importante como formadora de opinião.

III. Baseia-se apenas em fontes primárias e no testemunho direto de uma autoridade.

IV. Tem como um de seus propósitos informar o leitor sobre um acontecimento relevante da atualidade.

V. Apresenta o retrato do assunto a partir de um ângulo impessoal; por isso, ao contrário da notícia, tem caráter totalmente objetivo.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q936161 Português

Leia os textos seguintes.


Texto I

‘Canibal’ e ‘Pistoleiro’, uruguaio Suárez tem

carreira marcada por polêmicas


Gols e rebeldia. As duas palavras ajudam a definir bem o que é Luis Suárez, atacante do Barcelona. Protagonizou cenas de ataques no mínimo excêntricos em campo, como morder o defensor sérvio Branislav Ivanovic, do Chelsea. Quando jogava pelo Ajax, foi apelidado pelo jornal holandês De Telegraaf de “O Canibal do Ajax”, por causa de outra mordida num outro adversário.

O polêmico jogador começou a sua carreira no Nacional, do Uruguai, com 14 anos. Com 15, já tinha uma expulsão em seu currículo. Nervoso, deu uma cabeçada num árbitro e recebeu o cartão vermelho.

Disponível em:<http://www1.folha.uol.com.br/esporte/folhanacopa/2013/06/1300310-canibal-e-pistoleiro-uruguaio-suarez-tem-carreira-marcada-por-polemicas.shtml >. Acesso em: 01 jun. 2018. Adaptado.


Texto II

O novo Suárez


Depois da famosa mordida, a imagem do uruguaio Suárez de maluco e indisciplinado já não existe mais. A grandeza atual de Suárez no Barcelona também é demonstrada pelo carinho da torcida. O grito “uruguaio, uruguaio” virou o mais alto do Camp Nou nos jogos mais recentes do time.

Mas não é só isso. O atacante uruguaio também ganhou destaque no Barça pelo trabalho de pivô no centro de Messi e Neymar. [...] “Ele joga com humildade incrível e encaixou com a gente. Não à toa é ídolo aqui e vai marcar época no clube”, destacou Neymar.

Disponível em:<https://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/liga-dos-campeoes/ultimas-noticias/2015/06/03/como-suarez-superou-mordida-em-chiellini-e-virou-idolo-nobarcelona.htm>. Acesso em: 01 jun. 2018. Adaptado.


Com base nas ideias veiculadas nos textos, é possível afirmar que

Alternativas
Q936162 Português

O texto a seguir encerra um comunicado importante.


Conta de luz ficará 9% mais cara em 2018


O brasileiro terá de lidar com dois anos de reajustes na energia bem acima da inflação. As causas são um regime de chuvas insuficiente para compensar períodos de seca e o aumento dos encargos sociais. Na média, as tarifas devem fechar em 2017 com alta de 14% e subir 9,4% em 2018. A expectativa é de que o IPCA (inflação oficial) fique abaixo de 3% este ano e de 4% em 2018. Em algumas regiões, as tarifas podem pesar ainda mais no bolso, segundo levantamento da consultoria especializada TR Soluções. Na média, a maior alta deve ser registrada na região Sul (10,7%), seguida pelo Sudeste (9,3%).

Disponível em: <https://www.otempo.com.br/capa/economia/conta-de-luz-ficar%C3%A1-9-mais-cara-em-2018-1.1556884> . Acesso em: 23 mai. 2018. Adaptado.


Com base no conteúdo da notícia, é possível inferir que seu público-alvo predominante e específico é composto por

Alternativas
Q936163 Português

Atente para os sentidos das palavras na charge.


Imagem associada para resolução da questão


A respeito dos enunciados nos balões, avalie as informações a seguir.


I. No segundo balão, infere-se que a expressão "cor do dinheiro" pode causar ambiguidade de sentidos.

II. No primeiro balão, na frase "O dinheiro já mudou de valor", a palavra em destaque está empregada no sentido literal.

III. No segundo balão, a frase “nunca vi a cor do dinheiro” significa o mesmo que dizer que o dinheiro tem “cor de burro quando foge”.

IV. Em outro contexto, se fosse dita por um corrupto, a frase "eu também nunca vi a cor do dinheiro" apresentaria um tom irônico, deixando entrever que o indivíduo estaria mentindo.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q936164 Português

Leia a crônica argumentativa de Vinícius de Noronha Barboza.


Quem está por trás da máscara?


A internet hoje em dia é uma das principais ferramentas para se montar uma amizade, grandes sites de relacionamento e compartilhamento de arquivos pessoais como o Facebook [...] E o que isso significa? Que a internet representa simplesmente uma nova maneira de se fazer amizades? Ou que pode ser uma ferramenta de destruição de vidas pessoais? Eu digo que ambos, pois com seu principal intuito de manter uma conexão entre os usuários e deixá-los mais íntimos com compartilhamento de, não só diálogos, mas fotos e outros arquivos pessoais, ela acabou virando um atalho para malfeitores simplesmente acabarem com a vida de qualquer um.

Ou seja, uma arma fatal, pois todos estão em sua mira. Quem nunca acordou para assistir ao jornal da manhãzinha e deu de cara com uma notícia de um caso de violação de privacidade através da internet? Bom, eu já. E, ao contrário do que alguns pensam, eu não achei nada engraçado. [...]

Usar redes sociais para compartilhar informações íntimas e pessoais não é errado, porém perigoso; por isso, requer segurança e cuidado. Pois, afinal, como saber quem está por trás da máscara? Ou, melhor dizendo, por trás da tela?...

Disponível em:<http://www.professorvalerio.com.br/2012/06/cronica-argumentativa-quem-esta-por.html> . Acesso em: 30 mai. 2018. Adaptado.


Pode-se dizer que o texto exposto é uma crônica argumentativa, porque nele predomina a intenção do autor de

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: D
5: B