O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Oferta relâmpago: Compre qualquer curso do TCU e ganhe 20% OFF + 1 mês de assinatura Premium! Aproveitar agora!

Questões Militares de Química - Sistemas Gasosos - Lei, Teoria Cinética, Equação e Mistura dos Gases. Princípio de Avogadro.

Foram encontradas 4 questões

Q616489 Química
A nitroglicerina é um líquido oleoso de cor amarelo-pálida, muito sensível ao choque ou calor. É empregada em diversos tipos de explosivos. Sua reação de decomposição inicia-se facilmente e gera rapidamente grandes quantidades de gases, expressiva força de expansão e intensa liberação de calor, conforme a equação da reação: 4 C3H5N3O9 (l) 6 N2 (g) + 12 CO2 (g) + 10 H2O (g) + O2 (g) Admitindo-se os produtos gasosos da reação como gases ideais, cujos volumes molares são iguais a 24,5 L, e tomando por base a equação da reação de decomposição da nitroglicerina, o volume total aproximado, em litros, de gases produzidos na reação de decomposição completa de 454 g de nitroglicerina será de
Dados: massa molar da nitroglicerina = 227 g/mol; volume molar = 24,5 L/mol (25 ºC e 1 atm)
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q536652 Química

“Gelo de fogo” escondido em permafrost é fonte de energia do futuro? Conhecido como "gelo que arde", o hidrato de metano consiste em cristais de gelo com gás preso em seu interior. Eles são formados a partir de uma combinação de temperaturas baixas e pressão elevada e são encontrados no limite das plataformas continentais, onde o leito marinho entra em súbito declive até chegar ao fundo do oceano. Acredita-se que as reservas dessa substância sejam gigantescas. A estimativa é de que haja mais energia armazenada em hidrato de metano do que na soma de todo petróleo, gás e carvão do mundo. Ao reduzir a pressão ou elevar a temperatura, a substância simplesmente se quebra em água e metano – muito metano. Um metro cúbico do composto libera cerca de 160 metros cúbicos de gás a pressão e temperatura ambiente, o que o torna uma fonte de energia altamente intensiva.


Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/04/140421_energia_metano_ms.shtml.

Acessado em 21/04/2014. Texto adaptado.


Dado: R = 8,2 x 10-5 m3 atm K-1 mol-1


Para armazenar todo o gás do interior de 1 m3 de “gelo de fogo” num cilindro de 1 m3 e a temperatura de 0°C, é necessária uma pressão (em atm) de

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q265700 Química
A baixa umidade do ar contribui para a ocorrência de grande quantidade de queimadas da vegetação durante o inverno no DF. Essa umidade pode ser medida em termos absolutos ou relativos. A umidade absoluta fornece uma medida da massa de água por unidade de volume de ar ou por unidade de massa de ar. Já a umidade relativa é definida como a razão, expressa em porcentagem, entre a concentração de água presente em determinado volume de ar atmosférico e a concentração máxima que pode estar presente, nesse mesmo volume e à mesma temperatura, sem que ocorra condensação do vapor de água.

Com base nas informações acima apresentadas, considerando o comportamento ideal para todos os gases, o fato de a densidade da água, a 20 ºC, ser igual a 1,0 g/mL e sabendo que a condensação do vapor de água contido no ar atmosférico, a 20 ºC, ocorre quando a umidade absoluta atinge 17,0 g/m3, julgue o próximo item.


A 20 ºC, o volume de água líquida formado a partir da condensação de toda a água contida em 1,0 m3 de ar atmosférico, com umidade relativa de 20%, é igual a 4,0 mL.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: CBM-DF Prova: CESPE - 2011 - CBM-DF - Soldado Operacional |
Q258227 Química
Imagem 007.jpg

Com base nessas informações e considerando Imagem 008.jpg a variação de
entalpia padrão das reações a 25 ºC, julgue os itens a seguir.

Com relação aos gases envolvidos nas reações de I a IV, é correto afirmar que, a uma mesma temperatura, o CO(g) apresenta velocidades de efusão e difusão mais elevadas que o CO2(g).

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: A
2: B
3: E
4: C