O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões Militares de Química - Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

Foram encontradas 7 questões

Q845056 Química

O polímero Kevlar® (poliparafenileno de tereftalamida), usado em materiais de proteção balística, foi descoberto pela química sueca Stephanie Kwolek, na tentativa de desenvolver um novo polímero para uso em pneus. Apresenta elevada resistência térmica e mecânica por suas cadeias estabelecerem uma rede polimérica, por meio de interações intermoleculares fortes. Pode ser sintetizado a partir da reação entre as substâncias 1,4-fenileno-diamina (1,4 - diaminobenzeno) e ácido tereftálico (ácido 1,4 - benzenodicarboxílico) como mostra a equação da reação a seguir:



Com relação a esta reação e às estruturas apresentadas, são feitas as seguintes afirmativas:


I - a hibridização de todos os carbonos nas estruturas dos reagentes é do tipo sp2;

II - a reação de obtenção do poliparafenileno de tereftalamida é classificada como de substituição, por adicionar uma molécula de água à estrutura do polímero;

III - o Kevlar é uma substância iônica de alta massa molecular;

IV - a fórmula molecular da substância 1,4-fenileno-diamina é C6H8N2;

V - as interações intermoleculares que mantêm as cadeias do Kevlar unidas, formando redes poliméricas, são do tipo ligações de hidrogênio (pontes de hidrogênio).


Estão corretas apenas as afirmativas

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q624622 Química

Quando cortamos uma cebola, a partir de reações químicas é liberada uma substância gasosa (substância A). Esse gás, ao entrar em contato com a água existente nos olhos, provoca uma outra reação química que a transforma em outra substância (substância B), que causa a irritação das terminações nervosas desses órgãos, resultando na sensação de ardência.

A figura a seguir mostra as substâncias A e B, respectivamente.

Considerando as duas substâncias, fizeram-se as seguintes afirmações:


I. Sendo o enxofre o átomo central, as geometrias das substâncias A e B são, respectivamente, linear e tetraédrica.

II. A substância A é solúvel em água porque o par de elétrons não ligante do enxofre favorece o fato de o composto ser polar.

III. A substância B que provoca irritação nos olhos é um ácido forte e uma substância polar.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q370253 Química
A Aramida é o nome de uma fibra sintética com alta resistência. É comercializada com o nome comercial de “Kevlar”. É usada na fabricação de cintos de segurança, cordas, coletes à prova de balas, raquetes de tênis, entre outros. A fórmula estrutural da Aramida é



Sobre essa substância e sua estrutura, é CORRETO afirmar que
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q340670 Química
As polaridades exercem influência sobre as solubilidades de umas substâncias nas outras. É, portanto, correto afirmar que:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: C
5: C