Questões Militares de Psicologia - Psicodinâmica do Trabalho

Foram encontradas 32 questões

Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Psicologia |
Q2172768 Psicologia
“Um importante tema de pesquisa e intervenção das clínicas do trabalho são as diversas formas de mal-estar relacionadas ao trabalho.” (BENDASSOLLI; SOBOLL, 2011). Sobre as patologias investigadas pelas clínicas do trabalho, marque V (Verdadeiro) ou F (Falso):
( ) As “Patologias da Atividade” surgem quando o sujeito é impedido de exercer o controle sobre seu trabalho.
( ) Encontramos focos de sofrimento nos diversos processos de ruptura das trajetórias profissionais como, por exemplo, na situação de desemprego.
( ) A organização do trabalho não se apresenta como elemento a ser investigado nos processos de adoecimento do trabalhador.
( ) O stress, o burnout e a fadiga são exemplos de sofrimento categorizados como “Patologias da Solidão”.
( ) O sofrimento psíquico associado às situações de violência no trabalho surge quando os sujeitos, sem a mediação coletiva, são expostos a relações assimétricas de poder.
Assinale a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo: 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Psicologia |
Q2172766 Psicologia
Em relação às Clínicas do Trabalho (BENDASSOLLI; SOBOLL, 2011), correlacione as teorias às suas características:
1) Psicodinâmica do Trabalho 2) Clínica da Atividade 3) Psicossociologia 4) Ergologia
( ) Busca investigar as reciprocidades entre o individual e o coletivo, o psíquico e o social, assim como a compreensão dos processos grupais.
( ) Reconhece que o coletivo regula a ação individual e que o trabalho permeia, simultaneamente, a dimensão da história singular e a história de um ofício.
( ) Considera que os jogos de reconhecimento são capazes de transformar o sofrimento em prazer nas atividades de trabalho.
( ) Entende a atividade como direcionada por um universo instável de valores e normas, constantemente reformulados e transgredidos.
A sequência CORRETA na ordem de cima para baixo é:
Alternativas
Q1668626 Psicologia

A abordagem da psicodinâmica do trabalho foi apresentada por Dejours, por meio da publicação A Loucura do Trabalho: Estudo de Psicopatologia do Trabalho. A obra trouxe um novo olhar para a compreensão das relações entre trabalho e saúde psíquica do trabalhador e passou a ser entendida como um importante referencial para a área da clínica e da saúde mental no trabalho, capaz de subsidiar estudos e intervenções teórica e metodologicamente.


Considerando esta abordagem, avalie o que se afirma.

I. Nesta abordagem, saúde no trabalho significa ausência de sofrimento, ou seja, o potencial que cada trabalhador possui de utilização dos recursos internos e externos para transformação do sofrimento na busca pelo prazer e realização.

II. A psicodinâmica do trabalho critica a clínica como modo de construção do conhecimento, de interpretação e de análise do trabalho, privilegiando outras práticas que se colocam como instrumento capaz de compreender tanto os processos de saúde quanto as patologias do trabalho.

III. Um aspecto muito importante na procura do prazer e na defesa diante do sofrimento no trabalho é a mobilização subjetiva, definida como o processo pelo qual o trabalhador se engaja no trabalho e consegue fazer uso da subjetividade, da inteligência prática e do coletivo de trabalho para transformar os fatores da organização do trabalho causadores de sofrimento.

IV. Uma das principais contribuições da psicodinâmica do trabalho é a de expor os efeitos que a organização do trabalho pode gerar na saúde mental do trabalhador, além de oferecer instrumentos para que estes efeitos sejam identificados ainda no campo pré-patológico, possibilitando atuações preventivas e capazes de compreender e intervir nos processos de saúde/doença mental no trabalho.


É correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q1619826 Psicologia
As estratégias defensivas, frente às adversidades ou aflições ligadas ao trabalho, contribuem para estabilizar a relação subjetiva com a organização do trabalho e para alimentar uma resistência à mudança. Esse modo de pensar é defendido pela abordagem
Alternativas
Q1002674 Psicologia
Dejours (2013) reconsidera a definição dada inicialmente à noção de sofrimento em psicopatologia do trabalho. Considerando o que é apresentado pelo autor, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: C
5: D