O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões Militares de Odontologia - Saúde Bucal Coletiva

Foram encontradas 38 questões

Q1886510 Odontologia

A bulimia é uma síndrome caracterizada por padrão de hiperfagia seguida por condutas compensatórias inapropriadas para evitar o ganho de peso, como a regurgitação autoinduzida, o uso abusivo de laxantes, diuréticos, anorexígenos, dietas severas e prática excessiva de exercícios físicos. A partir dessa definição de bulimia, analise as afirmativas.


I- A neutralização dos ácidos gástricos imediatamente após o vômito, com a utilização de antiácidos, é medida preventiva eficaz que minimiza perdas estruturais nos dentes.

II- Os índices de cárie em pacientes bulímicos são diretamente associados à frequência de vômitos, a despeito do padrão da hiperfagia e da presença de xerostomia.

III- O tratamento odontológico de pacientes com desordens alimentares é, muitas vezes, iniciado tardiamente, e, mesmo após a cura/controle da desordem alimentar, a perda de estrutura dental é irreversível.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q1886494 Odontologia

Pessoas que sofrem de depressão costumam ter seu estilo de vida, suas emoções e tarefas diárias afetadas, além de se sentirem mais cansadas, infelizes e insatisfeitas com a vida pessoal e profissional, o que pode redundar em alterações bucais. Sobre o tema, analise as afirmativas.


I- Entre os sinais e sintomas bucais da depressão estão aumento no risco de desenvolver periodontite, sensações de queimação na boca e distúrbios na articulação temporomandibular.

II- Os fármacos utilizados no tratamento da depressão provocam diferentes graus de xerostomia e podem aumentar a probabilidade de cáries e outros problemas relacionados com a saúde oral.

III- O uso de anestésicos locais deve ser evitado por provocar sérias complicações na interação com medicamentos antidepressivos.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q1820576 Odontologia
O envelhecimento é um processo caracterizado por alterações fisiológicas, bioquímicas e psicológicas que levam a uma diminuição da capacidade de adaptação do indivíduo ao meio ambiente. Uma alteração que ocorre no sistema estomatognático associada ao processo de envelhecimento é a dificuldade para engolir, denominada
Alternativas
Q1751982 Odontologia
Com relação aos componentes dos dentifrícios utilizados na escovação dental, é correto afirmar que
Alternativas
Q1619957 Odontologia
Sobre o atendimento odontológico domiciliar (home care), é correto afirmar que a/o
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: B
5: C