Questões Militares de Odontologia - Psicologia Aplicada à Odontologia

Foram encontradas 24 questões

Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Endodontia |
Q2262240 Odontologia
Mesmo quando se empregam pequenas doses de benzodiazepínicos, uma pequena percentagem dos pacientes pode apresentar efeitos paradoxais, ou seja, ao invés da sedação esperada, o paciente apresenta excitação, agitação e irritabilidade. Os efeitos paradoxais são mais comuns em crianças e idosos.
Pelo fato de dificilmente produzir esses efeitos, o benzodiazepínico com início de ação de 120 min, duração do efeito de 2-3 horas, considerado como o agente ideal para a sedação consciente dos pacientes idosos, é:
Alternativas
Q1646167 Odontologia
As crianças diferem dos adultos em relação aos aspectos psicossociais, comportamentais e fisiológicos. As mudanças no desenvolvimento afetam a resposta a fármacos, por isso a prescrição medicamentosa deve ser segura, precisa e eficaz. O cálculo da dose de medicamentos para a prescrição em crianças é baseado
Alternativas
Q1010135 Odontologia
De acordo com PROFFIT, o desenvolvimento cognitivo está dividido em quatro períodos principais. Marque a alternativa incorreta:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: PM-AP Prova: FCC - 2018 - PM-AP - 2º Tenente - Odontólogo |
Q1008515 Odontologia
            Paciente com 62 anos de idade, sexo masculino, relata preocupação com “um câncer’’ na boca. Na anamnese, o paciente refere trabalhar como lavrador “desde quando era menino". O paciente não utiliza medicação de uso contínuo, mas fuma e ingere bebida alcoólica “todos os dias". O exame clínico extraoral mostra manchas pigmentadas na pele do rosto e placas escuras espessas na região abaixo do olho esquerdo. O paciente utiliza prótese total superior e inferior. O exame bucal mostra a superfície do lábio inferior com áreas branco-leitosas mal-delineadas e as margens do vermelhão dos lábios são mal definidas. O exame intraoral não mostra alterações nos tecidos moles.
Durante o acompanhamento do paciente, algumas mudanças de hábitos se fazem necessárias. Na perspectiva da clínica ampliada, são indicadas algumas medidas para reduzir a resistência do paciente às orientações, como
Alternativas
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: PM-AP Prova: FCC - 2018 - PM-AP - 2º Tenente - Odontólogo |
Q1008507 Odontologia
            O diagnóstico médico de transtorno obsessivo-compulsivo está registrado no prontuário de paciente com 24 anos de idade, sexo masculino. Durante a anamnese, o paciente relata “medo de contrair doenças por germes”, que caracteriza a obsessão da categoria contaminação. O exame clínico mostra a necessidade de substituição de restauração Classe I em amálgama no dente 35.
O profissional deve tranquilizar o paciente de forma acolhedora, mostrando algumas medidas de biossegurança adotadas no consultório odontológico, como
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: A
4: D
5: E