O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões Militares de Odontologia - Manifestação Oral das Doenças Sistêmicas

Foram encontradas 80 questões

Q1013710 Odontologia

De acordo com White e Pharoah (2015), correlacione as doenças sistêmicas com as suas características imaginológicas manifestadas nos maxilares e assinale a opção que apresenta a sequência correta.


DOENÇAS SISTÊMICAS

I- Hiperparatireoidismo

II- Hipopituitarismo

III- Diabetes Melito

IV- Osteopetrose


CARACTERÍSTICAS

( ) Não manifesta nenhuma característica de imagem nos maxilares ou nos dentes.

( ) Desmineralização e adelgaçamento das bordas corticais nos maxilares; redução da densidade óssea dos maxilares; perda da lâmina dura.

( ) Esfoliação da dentição decídua retardada por vários anos; irrupção retardada das coroas dos dentes permanentes; maxilares pequenos, especialmente a mandíbula, resultando em apinhamento e má oclusão.

( ) Aumento da radiopacidade dos maxilares; mal formações radiculares e coronárias dos dentes; a irrupção da dentição decídua e permanente pode estar retardada como resultado da densidade óssea e anquilose.

Alternativas
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: PM-AP Prova: FCC - 2018 - PM-AP - 2º Tenente - Odontólogo |
Q1008511 Odontologia
            Paciente com 56 anos de idade, sexo feminino, queixa-se de “mau hálito”. Durante a anamnese, a paciente relata estar na menopausa e fazer uso de medicação para reposição hormonal. A paciente refere ter feito uma consulta a um “especialista em estômago”, que detectou ausência de problemas de saúde, embora ela relate episódios frequentes de infecções respiratórias. Os hábitos de fumar e ingerir bebida alcoólica não estão presentes. A alimentação da paciente é rica em “temperos fortes” como pimenta, alho e cebola e a paciente relata “escovar os dentes todos os dias”. O exame clínico mostra cálculo na região lingual dos dentes 31, 32, 41 e 42 e na região vestibular dos dentes 16, 17, 26, 27, 46 e 47, além de saburra lingual. 

O diagnóstico de halitose patológica é associado à presença de:

I. hálito de cebola.

II. xerostomia.

III. saburra lingual.

IV. amidalite.

V. jejum.

Está correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas
Q858299 Odontologia

Considerando a classificação das patologias ósseas e suas principais características radiográficas, julgue o item subsequente.

O aspecto radiográfico de vidro despolido (fosco) indica displasia fibrosa, geralmente comum em pacientes jovens e também presente em pacientes com hiperparatireoidismo.

Alternativas
Q858298 Odontologia

Considerando a classificação das patologias ósseas e suas principais características radiográficas, julgue o item subsequente.

A doença de Paget, comum em pacientes idosos, apresenta perfil radiográfico com radiopacidades com aspecto de flocos de algodão, encontradas também em portadores da síndrome de Gardner.

Alternativas
Q858295 Odontologia
     Uma criança do sexo feminino, com sete anos de idade, foi encaminhada a uma clínica odontológica com queixas de pequenas lesões na região da face e do pescoço. Na anamnese, a mãe relatou que outras crianças que faziam natação, no mesmo horário que a paciente, apresentavam as mesmas lesões. Ao exame físico, verificou-se a presença de pápulas múltiplas indolores não hemorrágicas que apresentavam diâmetro entre 2 mm e 4 mm. Após análise, chegou-se ao diagnóstico de molusco contagioso.

Considerando o caso clínico precedente, julgue o próximo item.

Uma abordagem terapêutica consiste no acompanhamento das lesões, cuja remissão espontânea se verifica entre seis e nove meses.

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: C
5: C