Questões Militares de Veterinária - Epidemiologia Veterinária

Foram encontradas 16 questões

Q2090821 Veterinária
“Enfermidade que cursa com alterações neurológicas. O agente causal se desenvolve em ambientes de anaerobiose como carcaças em decomposição, matéria vegetal em putrefação ou lodo e águas paradas. As toxinas são as responsáveis pelos sinais e sintomas da doença, podendo matar um bovino com apenas um grama de matéria contaminada. O mecanismo de ação ocorre pelo bloqueio da liberação de acetilcolina com o impedimento da passagem dos impulsos do nervo para o músculo, resultando em paralisia flácida.” A enfermidade descrita trata-se de:
Alternativas
Q2023717 Veterinária
A vigilância epidemiológica compreende uma constante coleção, análise, interpretação e disseminação de dados envolvendo um evento de saúde.
Sobre os tipos de vigilância epidemiológica, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Ano: 2011 Banca: ISAE Órgão: PM-AM
Q1207066 Veterinária
A higiene das instalações e dos animais influencia diretamente no aparecimento de doenças em um canil. As medidas consideradas fundamentais para a higiene e profilaxia em canis são:
Alternativas
Q1006808 Veterinária

Com relação a importantes conceitos de Epidemiologia, considere as afirmações abaixo e verifique quais são as corretas.


I. O coeficiente de mortalidade pode ser calculado dividindo-se o número de pessoas expostas ao risco de morte pelo número de óbitos absoluto.

II. O coeficiente de letalidade pode ser calculado dividindo-se o número de mortes por determinada doença pelo número total de doentes.

III. A incidência tem como base de cálculo a divisão do número novos de casos de uma determinada doença em um determinado tempo pela população em risco de contrair aquela doença.

IV. A prevalência tem como base de cálculo os casos anteriormente conhecido de uma doença subtraídos dos casos novos, e esse número então dividido por uma determinada população total.

Alternativas
Q1006807 Veterinária
Analise as afirmativas sobre os conhecimentos de vigilância à saúde e epidemiologia de doenças zoonóticas, no que concerne aos animais silvestres, alguns ameaçados de extinção, domésticos, e o homem, segundo as instruções do Ministério da Saúde do Brasil, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O entendimento da biologia dos parasites, meio ambiente, vetores e o ciclo de transmissão de zoonoses para o homem mostra que há variações complexas quanto aos mamíferos “portadores assintomáticos” de uma infecção ou “doença”.

( ) O reservatório de um dado parasito endêmico consiste em um sistema ecológico duradouro ao longo do tempo, que implica uma ou várias espécies de mamíferos hospedeiros e em quantidade abundante o suficiente para manter o parasito.

( ) A dinâmica da infecção em localidades diversas apresenta características ambientais e mamíferos silvestres sinantrópicos próprios, portanto, não se pode considerar “reservatório” uma única espécie animal que desenvolva infecção subclínica.

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: B
5: C