O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões Militares de História - Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios)

Foram encontradas 41 questões

Q956540 História

Na obra Teeteto, Platão apresenta um método para auxiliar os jovens a examinar se suas opiniões são justificadas, analisando-as, verificando seus pressupostos, quais podem ser suas consequências e se conduzem a uma conclusão contraditória. Esse método se mostra especialmente importante quando se trata de verificar se opiniões são verdadeiras ou não.


Segundo o método proposto por Platão, é correto afirmar que as opiniões

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q956531 História

As cidades-estado antigas desenvolveram, progressivamente, formas mais abertas de participação no poder, denominadas pelos próprios antigos de “democracia”. O caso mais exemplar foi o de Atenas, modelo para muitas cidades-estado, onde a democracia se manteve por quase dois séculos.

(Norberto Luiz Guarinello. Cidades-estado na Antiguidade Clássica. Em: J. Pinsky; C. B. Pinsky. História da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2008. Adaptado)


Entre as marcas da democracia antiga, é correto identificar

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q949286 História
Leia o trecho abaixo, escrito por Agostinho de Hipona (354-430) em 410, sobre a devastação de Roma:
Não, irmãos, não nego o que ocorreu em Roma. Coisas horríveis nos são anunciadas: devastação, incêndios, rapinas, mortes e tormentos de homens. É verdade. Ouvimos muitos relatos, gememos e muito choramos por tudo isso, não podemos consolarnos ante tantas desgraças que se abateram sobre a cidade. (Santo Agostinho. Sermão sobre a devastação de Roma. Tradução de Jean Lauand. Disponível em: <http://www.hottopos.com/mp5/agostinho1.htm#_ftn2>. Acesso em 11 de agosto de 2018.)
Considerando os conhecimentos sobre a história do Império Romano (27 a.C. – 476 d.C.) e as informações do trecho acima, assinale a alternativa que situa o contexto histórico em que ocorreram os problemas relatados sobre Roma e a sua consequência para o Império, entre os séculos IV e V.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q827034 História
      Na região hoje conhecida como Oriente Médio, quase sempre no vale de grandes rios, surgiram algumas das primeiras civilizações. Grécia e Roma antigas legaram à Civilização Ocidental poderosa herança cultural, expressa pelo direito, pela filosofia, pela democracia e pelo teatro. O feudalismo medieval caracterizou-se pela economia agrária de subsistência, pelo trabalho executado essencialmente por servos, pelo poder dos proprietários de terra e pelo predomínio da Igreja Católica. A crise do sistema feudal possibilitou o surgimento de uma nova era, na qual se destacaram as grandes viagens ultramarinas e os Descobrimentos, o Renascimento cultural e a Reforma religiosa. 

Tendo nessas informações a referência inicial para compreender a história das sociedades ocidentais, da Antiguidade ao período medieval, julgue o item que se segue.

Filosofia, teatro e democracia são exemplos da criatividade cultural da Grécia antiga, e o direito constitui importante legado de Roma.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q724236 História
O povo, em muitas coisas, julga melhor do que o indivíduo, seja quem for. Além disso, a multidão é mais incorruptível (...) e, se um indivíduo se deixa dominar pela ira ou por outra paixão semelhante, necessariamente corrompe o seu juízo; em compensação, é difícil que todos juntos se inflamem de cólera ou pequem. (Aristóteles, 384-322 a.C. Política.) As considerações do filósofo grego permitem afirmar que
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: B
2: E
3: E
4: C
5: D